RÁDIOS

SAÚDE

Medicamento para doença respiratória terá distribuição gratuita

O medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Redação
11/12/2012 • 17h30
Compartilhar

 Os municípios de todo o Brasil terão acesso gratuito ao medicamento Palivizumabe usado para prevenção do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros e crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita.


O medicamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais responsáveis por casos de bronquiolite e pneumonia em crianças de até dois anos. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia a disponibilização desse medicamento que é importante para Saúde da população.

O medicamento deve contribuir para o tratamento de muitos pacientes, pois em determinados períodos do ano em função das mudanças climáticas, as emergências dos hospitais e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) geralmente estão lotadas de pacientes com problemas respiratórios. 

Prevenção

Outro ponto relevante para a Saúde pública é o aspecto da prevenção: esse medicamento possibilitará mudar o perfil epidemiológico dos bebês e das crianças que são acometidas de doenças respiratórias.

O Ministério da Saúde terá prazo de 180 dias para disponibilizar o remédio no SUS. Conforme a portaria 53 de 30 de novembro de 2012. Os Municípios devem receber orientações sobre o uso do medicamento.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde