RÁDIOS

SAÚDE

Ministério da Saúde confirma dois casos de microcefalia em MS

Em todo o país foram confirmados 30 casos da doença entre outubro do ano passado e 11 de junho

Por Kelly Martins
15/06/2016 • 14h35
Compartilhar

O Ministério da Saúde confirmou dois casos de microcefalia em Mato Grosso do Sul, neste ano. De acordo com o novo levantamento do governo federal, foram registrados 1.581 casos da doença no país, de outubro do ano passado até o dia 11 de junho.

Desse total, 30 bebês tiveram diagnóstico de  microcefalia e outras alterações no sistema nervoso, todos sugestivos de terem sido causados por infecção congênita. Outros 3.047 bebês com suspeita de malformações ainda não tiveram os exames concluídos para diagnóstico preciso.

Segundo o levantamento, 226 crianças tiveram exames laboratoriais comprovando que foram causados pelo vírus zika. Entretanto, para o Ministério da Saúde este número não reflete a realidade. Para a pasta, a maior parte dos confirmados foram causados pelo vírus zika, mas, por dificuldades de diagnosticar a doença, a situação não foi comprovada em laboratório.

O novo boletim registrou 3.308 casos descartados por apresentarem exames normais, por apresentarem microcefalia, malformações confirmadas por causa não infecciosas ou não se enquadrarem na definição de caso.

Os registros da doença ocorreram em 562 municípios, localizados em 25 unidades da Federação e no Distrito Federal. A maior parte dos registros (1.394) foi no Nordeste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde