RÁDIOS

SAÚDE

Novo setor de pediatria do Hospital Auxiliadora possui 17 leitos

Oitenta porcento da capacidade da nova unidade vai ser destinada a pacientes do SUS; obra custou quase R$ 700 mil

Por Sérgio Colacino
12/08/2017 • 08h06
Compartilhar

O Hospital Auxiliadora inaugurou a nova ala de pediatria da unidade, na quinta-feira (10). A moderna estrutura conta com nove quartos compostos por 17 leitos, todos com ar condicionado, televisores, móveis e macas totalmente novas, além de uma brinquedoteca toda equipada. Os atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) vão corresponder a 80% do espaço.

A ampliação e reforma da unidade foi planejada em todos os detalhes para atender às necessidades das crianças do município de Três Lagoas e macrorregião, que necessitem de atendimento especializado e humanizado. O ambiente é temático: cada quarto é decorado com desenhos infantis. “Nós queríamos transformar a ala pediátrica em um parque infantil. Não há, no estado, uma ala particular como essa. E o que nos enche de alegria é que aqui serão tratadas, em grande maioria, as crianças do SUS. Eu fico extremamente feliz de ver o alcance social que esta obra vai ter”, diz Hélio Morales, responsável pelas obras. “Eu tenho feito muitas obras na minha vida, mas a alegria que eu tenho em terminar uma obra como essa é ímpar”, conclui.

O investimento na obra foi de R$ 699.394,57, divididos em mão-de-obra, equipamentos hospitalares, materiais de construção, de segurança e conforto. Os recursos foram captados pela APA (Associação de Ação e Proteção das Crianças e Adolescente em Situação de Risco de Três Lagoas e Selvíria). Para Ana Cristina Carneiro Dias, promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude e integrante da Associação, a obra mostra que é possível fazer muito com o dinheiro público. “Esta obra só foi possível graças à colaboração da sociedade três-lagoense. Eu presenciei a APA indo fazer orçamentos e, quando dizíamos que não havia vertente política na obra, os preços caíam. É a demonstração para a população do que é possível fazer com o dinheiro do povo”, afirma.

A diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, agradeceu pela presença de todos os convidados e especialmente a parceria que o Hospital tem recebido de toda a sociedade civil. “Quando começamos a falar do centenário do Hospital, percebemos o tanto que evoluímos com estrutura física e também profissional. Nosso hospital está bem quando a sociedade três-lagoense apoia e participa e com isso conseguimos fôlego para caminhar e trilhar nossos objetivos. Parece que essa obra é diferente de todas do hospital. Aqui é um ambiente alegre. E a esperança é que as crianças até esqueçam-se do sofrimento, da dor, porque vai poder andar, brincar, os pais se sentirem felizes. O sentimento é de gratidão a todos que ajudaram nesse projeto”,  agradece.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde