Rádios On-line

Plano estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti será lançado em Paranaíba

Equipe da Secretaria Estadual de Saúde estará no município do Bolsão nesta quarta

18 JAN 2016 - 20h:22Por Roberto Chamorro

A Secretaria de Estado de Saúde enviará uma equipe à Paranaíba nesta quarta-feira, dia 20, para o lançamento do Plano Estadual de Combate ao mosquito Aedes aegypti. Lançado pelo governo do Estado com intenção de oficializar os trabalhos nos 79 municípios, o plano estadual vai definir ações de fiscalização e monitoramento, aperfeiçoando o que já vem sendo feito pelos agentes de endemias e pelos agentes comunitários de saúde. Paranaíba foi um dos 11 municípios pilotos escolhidos para receber o programa.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, o plano consiste em eixos de atuação que visam à eficiência da visita do agente de endemias. Entre as ações, está a do pagamento de produtividade a cada agente. Em Campo Grande, foi criada uma sala de situação que concentra as informações de monitoramento, através das visitas domiciliares realizada pelos agentes de endemias nos municípios.

 O objetivo é melhorar a visita domiciliar, vista como principal ação para este trabalho contra a dengue. O secretário estadual ressaltou a importância da participação constante da sociedade como principal componente para as ações de enfrentamento ao mosquito da dengue em Mato Grosso do Sul. O plano estadual criou ainda o Conselho Estadual de Enfrentamento com participação de 27 instituições. 

Deixe seu Comentário