RÁDIOS

SAÚDE

Prefeitura adquire mais 12 mil doses de vacina contra H1N1

Somente neste ano, 15 pessoas foram notificadas com suspeita da doença e dois moradores morreram vítimas da gripe em Bataguassu

Por Kelly Martins
21/06/2016 • 13h44
Compartilhar

A Prefeitura de Bataguassu adquiriu mais 12 mil doses de vacina contra a gripe H1N1, com o objetivo de imunizar os moradores em geral, com exceção dos que já foram vacinados. Com as novas doses, o município atenderá mais de 59% da população, o que corresponde a 21,7 mil habitantes. 

Somente neste ano, 15 pessoas foram notificadas com suspeita da doença e dois moradores morreram vítimas da gripe, em Bataguassu.

O prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) disse que conseguiu a disponibilização do medicamento junto ao Instituto Butantan, em São Paulo. “Havíamos feito vários contatos com o Instituto desde o início do mês e recebemos na última quinta-feira (16) a informação de que teriam algumas doses de vacinas disponíveis para aquisição. Desta forma, adquirimos os medicamentos e repassaremos à população bataguassuense”, disse.

Caravina explica que cada dose foi comercializada pelo valor de R$ 14,42, o que somará R$ 173.040 mil em recursos próprios aplicados para tal finalidade. “É um valor baixo comparado com o sentimento de tranquilidade que os moradores passarão a ter a partir da imunização”, frisou ele. 

Conforme a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, as doses já deverão estar disponíveis à comunidade já na próxima semana. “A ideia é vacinarmos a população na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde a exemplo da campanha realizada nos meses anteriores e disponibilizarmos os medicamentos também nas instituições escolares e empresas locais”, explicou a secretária.

Ela salientou ainda que toda a estratégia adotada para a imunização será traçada junto às equipes das unidades de saúde e repassadas à população já na segunda-feira (27), com horários e locais definidos para a vacinação. 

Conforme já informado, durante a campanha nacional de vacinação realizada entre os meses de abril e maio, 3.766 doses de vacinas direcionadas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas contemplando o público-alvo da campanha (idosos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, puérperas, população carcerária, população indígena, trabalhadores de saúde, gestantes e pacientes com doenças crônicas), em Bataguassu. 

No período, a cobertura vacinal no município chegou a 97,24%, quantitativo superior ao que preconiza o Governo Federal (80%). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde