RÁDIOS

SAÚDE

Rede privada disponibiliza vacinas contra dengue

Recomenda-se que se inicie hoje o processo de etapas de vacinação

Por Eliana Cristini
02/09/2016 • 15h21
Compartilhar

Casos confirmados de dengue duplicam chegando a ter aumento de 96% no Mato Grosso do Sul, de janeiro até o final de agosto deste ano. Foram um pouco mais de 58.000 notificações, contra cerca de 29.000 em 2015, ano em que o número de casos já havia crescido 338% com relação ao ano anterior. Foram 7 óbitos por dengue em Ponta Porã, três em Campo Grande e três em Dourados e uma em cada um dos seguintes municípios: Coxim, Maracaju, Porto Murtinho e Tacaru.

A primeira – e até agora única – vacina contra a dengue, disponível na rede privada desde junho, promete reduzir em dois terços a possibilidade de contrair a doença. Sua eficácia também garante resultado para quem já contraiu a doença, que são justamente os mais suscetíveis a se tornarem casos graves.

Ministrada em três doses com intervalo de seis meses, a vacina oferece proteção crescente desde a primeira aplicação. Para que a população esteja protegida na próxima temporada de altas temperaturas, quando aumenta a incidência da doença, é recomendado que se tome hoje a vacina.

Indicada para a população de 9 a 45 anos, a vacina que foi desenvolvida pela Sanofi Pasteur, recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) e logo também pela Sociedade Brasileira de Imunologia como parte da estratégia de reduzir a taxa de mortes por dengue. (Secretaria  Estadual de Saúde do MS?)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde