RÁDIOS

SAÚDE

Sábado é dia de Campanha de Multivacinação

Por Divulgação/Assecom
16/08/2012 • 09h45
Compartilhar

 Será realizado no próximo sábado o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Todos os postos de Três Lagoas vão disponibilizar vacinas à populaçãoentre 8h e 17h. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Humberta Azambuja, o objetivo da campanha é atualizar a carteira das crianças até cinco anos. “A atualização vai aumentar a cobertura vacinal do município e consequentemente diminuir os riscos de doenças”, destacou.

Segundo Humberta, serão oferecidas todas as doses do calendário infantil. Entre elas, a que previne a paralisia infantil, pneumonia, hepatite B e a tuberculose. “O objetivo é vacinarmos 95% do público-alvo”, disse. Ela chamou a atenção dos pais e responsáveis para que não se esqueçam de levar a carteira de vacinação, pois ficaria impossível identificar se faltam vacinas no documento. 
 
A coordenadora disse ainda que não existem riscos em tomar mais de uma vacina em um único dia. “Esperamos não precisar vacinar tantas crianças, pois isso mostraria que as carteirinhas estariam em dia. Mas, caso seja necessário tomar duas ou três vacinas de uma só vez, não há problemas”, explicou. 
 
Os pais ou responsáveis que estiverem com as carteiras de vacinação atrasadas poderão aproveitar a campanha para atualizá-las. “Eles podem aproveitar a oportunidade para ficarem imunizados contra doenças e vírus”, completou. 
 
Neste ano, o MS lançou uma novidade. A vacina tetravalente será substituída pela pentavalente. Isso porque a tetra, como o nome já diz, protegia a criança contra quatro doenças (difteria, tétano, coqueluche e meningite). Já a penta protege contra todas essas e ainda contra a hepatite B. “A mudança visa evitar a aplicação de uma nova injeção”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde