RÁDIOS

SAÚDE

Saiba como funciona o exame de ressonância magnética e perca o medo

Exame passará a ser oferecido em Três Lagoas aos pacientes do SUS

Por Kelly Martins
26/01/2016 • 10h45
Compartilhar

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, deverá realizar a partir do mês de março os primeiros exames de ressonância magnética. O aparelho está na unidade médica desde o dia 21 e é o único da rede pública de saúde entre as cidades da Costa Leste. Atualmente os pacientes que necessitam deste tipo de exame são encaminhados para outros municípios, como Campo Grande, nesse caso, o mais próximo, e que possui o equipamento.

Mas você sabe como funciona a ressonância magnética? Para o que serve e a vantagem em fazer este tipo de exame? De acordo com a medicina, ela permite o diagnóstico preciso de lesões musculares, auxiliando na indicação do tratamento mais adequado para cada caso. Também auxilia na identificação de lesões profundas e articulares, possibilitando a visualização de cartilagens, ligamentos, o que não é possível por meio da radiografia.

Porém, este tipo de exame ainda provoca alguns sintomas aos pacientes, como receio, angústia e desconforto. A enfermeira e coordenadora do Hospital Auxiliadora, Jéssica Mariana, explica que isso se dá pelo desconhecimento do procedimento, já que não se trata de um exame de rotina.

“Mas no momento do atendimento, o paciente será orientado quanto aos procedimentos realizados durante o exame e haverá profissionais capacitados para este atendimento e qualquer eventualidade”, ressaltou.

Como funciona o equipamento?

A coordenadora do hospital pontua que a ressonância magnética é uma técnica que envolve a utilização de campos magnéticos e ondas de rádio, de forma a criar imagens computadorizadas do interior do corpo humano com grande definição.

A grande vantagem deste exame, segundo ela, em relações aos outros de imagem radiológicos, é a capacidade de gerar imagens nítidas sem precisar recorrer à radiação ionizante, conhecido como Raios X. Além disso, gera imagens em alta definição de ossos, órgãos e tecidos do corpo humano.

Para o que serve?

“É um dos melhores recursos para analisar com detalhes a anatomia do corpo, pois aponta com precisão tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas”, destaca. Ela diz ainda que a ressonância magnética auxilia os médicos no diagnóstico e acompanhamento de várias doenças e condições, sendo um grande guia para cirurgiões durante os procedimentos invasivos.

Aparelho chegou ao Hospital Auxiliadora no dia 21 e exames serão feitos a partir de março

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde