RÁDIOS

SAÚDE

Samu terá redução de quadro e perderá seis enfermeiros

Prefeitura informou que remanejamento segue portaria do Ministério da Saúde

Por Alfredo Neto
14/04/2021 • 09h00
Compartilhar

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deverá passar por reestruturação funcional neste mês de abril, em Três Lagoas. A informação é da assessoria de comunicação da prefeitura da cidade.

Na terça-feira (13), uma informação que seis enfermeiros seriam remanejados do Samu para unidades de saúde pertencentes ao município pegou vários funcionários de surpresa. Os socorristas, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros que vinham trabalhando com sobrecarga nos atendimentos, devido ao crescente número de solicitações por conta da Covid-19, temem que haja um comprometimento no atendimento aos três-Lagoenses e o trabalho se torne ainda mais desgastante para a equipe.

O Samu de Três Lagoas conta com três viaturas ativas, duas Bravos (Unidade de Suporte Básica) composta atualmente por um motorista socorrista, um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Outra USA (Unidade de Suporte Avançado) composta pelo motorista socorrista, um técnico em enfermagem e um médico intervencionista.

A alteração, segundo a nota emitida pela assessoria da prefeitura, visa atender uma portaria do Ministério da Saúde publicada em 22 de maio de 2012, de número 1.010. As viaturas de suporte básico devem ser compostas apenas pelo motorista socorrista e um técnico em enfermagem, já a unidade de suporte avançado deverá ser composta por um motorista socorrista, um médico intervencionista e um enfermeiro (a).

Após o remanejamento dos profissionais da enfermagem para voltar ao que determina a portaria do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas pretende reforçar o atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) utilizando a mão de obra dos seis profissionais de enfermagem no reforço ao atendimento de pacientes vítimas da Covid-19.

A nota da prefeitura ainda informou que a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar cursos de capacitação e aprimoramento dos motoristas socorristas, técnicos de enfermagem, médicos reguladores e intervencionistas, além dos enfermeiros, que irão permanecer no Samu, e que os atendimentos a população não sofrerão perda de qualidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde