RÁDIOS

SAÚDE

Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento

Por Redação
18/09/2012 • 16h30
Compartilhar

 Dando sequência ao acompanhamento das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou os trabalhos correspondentes ao segundo semestre de 2012 (2ª vigência).

De acordo com a coordenadora de Programas de Atenção Básica, Elaine Cristina Ferrari Fúrio “é importante que as famílias beneficiárias procurem a Unidade de Saúde de referência para serem acompanhadas e não haja o corte do benefício”, explicou.
Todo o trabalho é desenvolvido em parceria através de profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.
Portanto, cabe a Secretaria Municipal de Saúde, através das Unidades de Saúde, o acompanhamento das famílias e o registro/atualização dos seguintes itens:
- Data de acompanhamento;
- Famílias localizadas;
- Peso e altura de crianças (de 0 a 6 anos 11 meses e 29 dias) e gestantes;
- Situação vacinal de crianças e gestantes;
- Aleitamento materno;
- Data da última menstruação (DUM) da gestante;
- Cumprimento do pré-natal.

Ainda segundo Elaine, 2.569 famílias estão cadastradas no Programa Bolsa Família, sendo que desse total aproximadamente 50% foram acompanhadas pela Secretaria de Saúde durante o primeiro semestre de 2012 (1ª vigência). “Por isso a importância desse trabalho para atualizar o número de famílias acompanhadas pelos agentes comunitários e Unidades de Saúde”, finalizou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde