RÁDIOS

SAÚDE

SES inicia dia 22 campanha de mobilização para dignóstico de Aids, Sífilis e Hepatites em MS

A ação faz parte da programação para o dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrada no dia 1º de dezembro e está voltada para a população geral e para os grupos populacionais mais vulneráveis à exposição do HIV

Por Redação
09/11/2012 • 15h50
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, através do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, realiza no período de 22 de novembro de 2012 a 10 de dezembro a Mobilização para o Diagnóstico de Aids, Sífilis e Hepatites “Fique Sabendo”. A ação faz parte da programação para o dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrada no dia 1º de dezembro e está voltada para a população geral e para os grupos populacionais mais vulneráveis à exposição do HIV.

Além da intensa divulgação de materiais informativos de prevenção e cuidados, também serão disponibilizados nos municípios que contam com Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) os testes rápidos durante o período de mobilização. Os Serviços Especializados estão localizados nos seguintes municípios: Aquidauana, Dourados, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Três Lagoas, Paranaíba e Ponta Porã.

 
Em reunião técnica realizada no dia 29 de outubro foi definido que cada município fará a sua programação direcionada pelas suas especificidades municipais e população alvo. Ao todo serão disponibilizados pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, 3.300 testes rápidos para HIV e Sífilis, e 2.600 para Hepatites B e C.
 
Esta mobilização “Fique Sabendo”, aliada às ações previstas para Dia Mundial, contribuirão para a sensibilização da população sobre esta doença, que ainda se constitui em um grave problema de saúde pública no nosso Estado.
 
A campanha tem como objetivo dar a visibilidade para os cuidados contra a doença e promover a acessibilidade ao conhecimento do “status” sorológico da população, já que os testes rápidos dão o resultado em menos de 30 minutos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde