RÁDIOS

SAÚDE

Suplementos de ácido fólico podem aumentar riscos de câncer de próstata

Por Redação
05/09/2012 • 10h20
Compartilhar

 Estudo mostra que homens que ingeriram suplementos de ácido fólico apresentaram até 163% mais riscos.

Há crescentes evidências de que o ácido fólico em doses elevadas além de não proteger contra o câncer pode ajudar a desenvolver certos tipos da doença.

Quase dois anos atrás, um importante estudo constatou que altas doses de ácido fólico na forma de suplemento falhou na proteção contra o câncer.

Agora, uma outra análise das mesmas conclusões do estudo sugerem uma relação entre os suplementos de ácido fólico e um maior risco de desenvolver câncer de próstata, pois os homens estudados que ingeriram altas doses tiveram mais que o dobro de chances de desenvolver a doença do que aqueles que não tomavam suplementos.

Segundo Jane C. Figueiredo, PhD da Universidade do Sul da Califórnia, houveram poucos casos de câncer de próstata entre os participantes do estudo para que pudesse ser provado que o ácido fólico promove a doença, porém, o excesso de folato não é benéfico.

O estudo incluiu 643 homens que inicialmente foram recrutados para uma pesquisa muito maior destinada a determinar se tomar aspirina e suplemento de ácido fólico poderiam reduzir a incidência de pólipos do cólon (pequenos tumores que crescem no intestino grosso).

Os homens foram divididos aleatoriamente em grupos que tomavam placebo ou suplementos com uma dose baixa de aspirina e 1 mg de ácido fólico por dia - duas vezes e meia a dose diária geralmente recomendada.

A aspirina isoladamente não apresentou nenhum efeito significante sobre a incidência de câncer de próstata, já o ácido fólico aumentou o risco em 163%.

A análise junta um número crescente de estudos que sugerem que os suplementos nutricionais não oferecem benefícios na prevenção do câncer. Dois peritos concluíram que "as perspectivas para a prevenção do câncer através da suplementação de micronutrientes nunca pareceu pior".

Grandes estudos não demonstraram benefício protetor nas pessoas que ingeriam multivitaminas, selênio, beta-caroteno e vitamina E, C, D, B6 e B12. Aliás, o beta-caroteno em doses elevadas pode aumentar o risco de câncer pulmonar em fumantes pesados.

Apesar de perigoso para os homens, suplementos de ácido fólico são uma boa idéia para as mulheres em idade fértil ou grávidas (para prevenir problemas no bebê).

Na verdade, qualquer pessoa pode chegar a quantidade necessária de ácido fólico sem tomar suplemento, basta comer uma dieta equilibrada com abundância de frutas e vegetais. Cereais e pães agora também são enriquecidos com ácido fólico, que também pode ser encontrado em legumes folhosos como espinafre e alface, e em feijão, ervilha, abóbora e frutas cítricas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde