RÁDIOS

SAÚDE

Três Lagoas corre alto risco de nova epidemia de dengue

Índice de focos de dengue é quatro vezes superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde

Por Renata Prandini
12/01/2016 • 17h18
Compartilhar

O resultado do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira, dia 12, colocou Três Lagoas em alerta geral para uma nova epidemia de dengue. De acordo com o estudo, realizado pelo Ministério da Saúde, 4,4% das residências de Três Lagoas possuem focos da larva do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da chicungunha e do zika vírus.

O índice, explica o coordenador de Endemias do município, Benício Donizette Silva, é quatro vezes superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde como aceitável, até 0,99%. “O LIRAa apura a incidência larvária do mosquito em residências. Esse resultado é considerado de alto risco. Três Lagoas está com muitos focos do mosquito, até mesmo devido ao grande volume de chuvas que temos registrado nos últimos dias”, destacou.

Conforme o LIRAa, os bairros que demandam maior atenção são: Nossa Senhora das Graças, Santa Rita e Nossa Senhora Aparecida. Neles, o índice de focos foi quase oito vezes superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, 7,8% de infestação de larvas.

Outros bairros que apresentaram alto índice de focos do mosquito em residências foram Vila Piloto, Vila Alegre e Distrito Industrial, com 5,8%. Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde cita também as regiões dos bairros Jardim Maristela, Jardim Imperial e Parque São Carlos com índices preocupantes, 4,1%.

Nos bairros Interlagos, Santo André e Paranapungá o índice de infestaçao foi de 3,6%. O menor índice registrado foi nos bairros Vila Haro, Santa Luzia, Santa Terezinha e Residencial Novo Oeste, 2,1.

“Não há região livre do mosquito. Hoje, todos os bairros da cidade estão com percentual acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. Estamos fazendo a nossa parte. Estamos literalmente em guerra contra o mosquito, os soldados estão aí, mas sem a ajuda da população, não há soldado ou agente que consiga vencer. A população precisa nos ajudar”, destacou o coordenador de Endemias.

CASOS

Somente na primeira semana de janeiro, Três Lagoas registrou 60 casos suspeitos de dengue. O resultado corresponde a mais de 10 novos casos por dia no município. Desse total, seis deram positivo após exames laboratoriais. Nenhum foi descartado até o momento. 

O resultado do LIRAa servirá de base para a operação de combate ao mosquito da dengue que começa na próxima semana, com a participação de soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército. Além disso, Benício dá uma dica simples para a população: vistoriar o quintal de suas residências pelo menos uma vez por semana ou após chuvas para remover qualquer objeto que sirva de criadouro da doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde