RÁDIOS

SAÚDE

Uso de esteróides pode provocar o glaucoma, alerta especialistas

Por Redação
29/11/2008 • 06h55
Compartilhar

Os esteróides (corticoesteróides) usados no tratamento de problemas respiratórios podem desencadear o glaucoma, segundo o oftalmologista Juscelino de Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília. De acordo com o especialista, cerca de 12% dos pacientes que procuram atendimento para esse problema nas clínicas oftalmológicas adquirem a doença por fatores não-genéticos, com 3% dos casos desencadeados pelo uso contínuo de corticóides.

O glaucoma – ou neuropatia óptica glaucomatosa – é a maior causa de cegueira irreversível do mundo, e é causado por um dano no nervo óptico, principalmente provocado pelo aumento da pressão interna do olho. Segundo especialistas, o uso regular de produtos com cortisona/esteróides pode causar aumento da pressão intra-ocular, sendo um fator de risco para a doença.

“A pressão intra-ocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo, contudo, uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença. Enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesões”, explica Juscelino de Oliveira.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma atinge cerca de 985 mil brasileiros, e mais da metade (635 mil pessoas) não sabe que possui a doença. A forma mais comum é o tipo crônico simples (primário), registrado em 80% dos casos diagnosticados. E o glaucoma secundário ocorre como uma complicação de várias condições médicas.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde