RÁDIOS

SAÚDE

Zika: Costa Rica declara estado de emergência para evitar proliferação do vírus

Ministério de Saúde e a Comissão Nacional de Emergências informaram que assinaram um decreto de estado de emergência pela proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika

Por Redação
26/02/2016 • 08h40
Compartilhar

A Costa Rica declarou nessa quinta-feira, 25, o estado de emergência em 31 regiões do país para evitar a proliferação do vírus Zika, depois de, na segunda-feira, 22, terem sido confirmados os primeiros dois casos de infeção autóctones

O Ministério de Saúde e a Comissão Nacional de Emergências (CNE) informaram em comunicado que assinaram um decreto de “estado de emergência pela proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika".

Segundo explicou à EFE o ministro de Comunicação, Mauricio Herrera, a declaração da emergência tem carater preventivo e busca uma maior flexibilização de recursos e ações para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

“Queremos destacar que a situação está sob controle, apenas dois casos foram atendidos”, explicou Herrera, dizendo tratar-se de uma medida preventiva.

As 31 regiões – entre 81 no total – são as que têm mais casos de dengue e chikungunya e estão localizadas em sete províncias, com especial enfâse em Guanacaste (Pacífico Norte), onde foram registados os primeiros dois infetados pelo Zika. (Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde