RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Ganhe até duas horas no seu dia com mudanças de hábito simples

Tudo é uma questão de foco e planejamento

Por Redação
10/07/2017 • 08h29
Compartilhar

Todo mundo passa por um dia ou outro (ou todos, acontece!) em que parece que a vida é uma luta perdida contra o relógio e seriam necessárias mais que 24 horas para dar conta de tudo.

Mas não é preciso mudar a contagem do tempo, não! Sabendo administrar as atividades, é possível economizar uns minutinhos aqui, outros ali e, no final do dia, ganhar até duas horas para fazer muito mais coisas ou não fazer nada. “Esse tempo também pode ser uma margem na agenda para os imprevistos”, observa Josemary Almeida, especialista em liderança e administração do tempo.

Ela e a coach de produtividade Cecília Luz ensinam quais atividades podem ser otimizadas e quanto tempo se ganha em cada uma delas em um dia útil – permita-se esquecer um pouco do relógio no fim de semana. 

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Liste as obrigações da semana ao longo do sábado e do domingo

As duas especialistas são unânimes: é importante colocar no papel tudo que não pode deixar de ser feito de segunda a sexta. Porém, se você parar todas as manhãs para fazer isso, gastará pelo menos dez minutos elaborando a lista do dia.

“Usar o fim de semana para, com tranquilidade, listar as atividades e obrigações é uma forma de tirar a pressão dos dias que já são mais corridos por causa de trabalho, estudo e compromissos mil”, observa Cecília.

Dica: faça a lista no smartphone, assim poderá anotar tudo no momento em que lembrar e não correrá o risco de deixar passar alguma coisa.

Economia: 10 minutos

2. Use a academia do prédio ou faça ginástica perto de casa/do trabalho

Tenha a academia a um elevador ou uma breve caminhada de distância. Os 40 minutos (20 de ida e 20 de volta) que você gastaria no trânsito viram 20 minutos (10 de ida e 10 de volta) tranquilamente.

Economia: 20 a 30 minutos (caminhada e elevador, respectivamente)

3. Mantenha armários e geladeira arrumados

Você nem percebe, mas perde minutos preciosos todos os dias à procura *daquela blusa*, de um pacote de bolacha, da toalha da ginástica ou da fruta que quer levar para o trabalho e está em algum lugar da geladeira. Deixando tudo organizado e visível, você irá direto ao que estiver procurando e ganhará tempo.

Economia: 10 minutos

4. Acesse suas redes sociais com o tempo contado

É difícil, a gente sabe! Mas, se a ideia é ganhar tempo, tem que haver disciplina em relação a Facebook, Instagram, Twitter etc. As redes sociais sugam nossos minutos! Então, reserve diariamente três períodos de 10 minutos cada para atualizar seus feeds e ficar por dentro do que o pessoal anda fazendo por aí. “Sem esse controle, a soma dos acessos ‘picados’ pode chegar a uma hora sem que a gente perceba”, diz Cecília.

Economia: 30 minutos

5. Faça as pequenas compras diárias em um mercado perto de casa ou do trabalho

A ideia é economizar o tempo gasto no trânsito (40 minutos – 20 na ida e 20 na volta) e para encontrar uma vaga para parar o carro (10 minutos em um dia médio, em que você não é sortuda de encontrar um lugar logo de cara nem azarada a ponto de precisar ficar parada esperando alguém liberar uma vaguinha).

Indo a pé até o mercado, você levará no máximo 20 minutos (10 na ida e 10 na volta).

Economia: 30 minutos

6. Lave toda a louça uma vez por dia

Uma lavagem de toda a louça acumulada do dia leva no máximo 30 minutos, enquanto as lavagens individuais (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar) gastam 10 minutos cada (40 minutos no total).

Economia: 10 minutos

(Informações MdeMulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias