RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Síndrome da carteira causa dores e até desvio na coluna

Apesar de ser um hábito comum para os homens, sentar com a carteira no bolso traseiro pode gerar problemas bem desagradáveis

Por Redação
23/06/2017 • 08h21
Compartilhar

O nome causa estranhamento, mas a síndrome da carteira existe e é mais comum do que parece. Marcada por problemas causados pelo costume de ficar sentado em cima desse objeto, ela acomete principalmente o sexo masculino. E não é bobeira não!

“Quando nos sentamos em cima da carteira, ela pode apertar o nervo ciático”, explica Adriano Scaff, neurocirurgião especialista em medicina da dor. “Essa compressão por um longo período faz com que falte sangue e oxigênio no local”.

Vamos por partes: o tal nervo ciático, considerado o maior do corpo humano, origina-se na região lombar. Suas ramificações descem pelas pernas, chegando até os pés.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, ao pressioná-lo demais com uma incômoda carteira, você pode apresentar dor e formigamento nos membros inferiores e nas nádegas. Mais do que isso, a coluna fica em risco de sofrer um desvio (escoliose) e há a possibilidade de que o quadril tenha uma ligeira alteração no alinhamento.

Gente que vive com a carteira no bolso traseiro pode precisar até de fisioterapia para relaxar eventuais estruturas abaladas. “Em último caso, se as dores persistirem, entramos com medicação”, conta Scaff. Porém, a recomendação número um para aliviar o desconforto e evitar transtornos futuros é também a mais simples: achar um lugar mais propício para a carteira e se sentar com todo o conforto que você merece.

(mdemulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias