Rádios On-line
Caminhão de Prêmios Urna Interna
TRêS LAGOAS

2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo será neste sábado

Em Três Lagoas, 98 alunos são acompanhados pelo Núcleo de Educação Especial

2 ABR 2018 - 15h:00Por Ana Cristina Santos

No próximo sábado, 7 de abril, será realizada, em Três Lagoas, a 2ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. A passeata vai acontecer na avenida Antônio Trajano, área central da cidade, a partir das 8h.

O evento é organizado por um grupo de mães de crianças autistas. Nesta segunda-feira (2) é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, mas em Três Lagoas, o evento alusivo à data, vai acontecer no sábado.

Segundo Nadir Vilalva, uma das integrantes do grupo, não é possível precisar quantas pessoas autistas existem na cidade e nem no Brasil, pois o diagnóstico é difícil. No entanto, pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, revelou que o autismo afeta uma a cada 160 crianças.

Em Três Lagoas, segundo a prefeitura, 98 alunos autistas são acompanhados pelo Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. Segundo Nadir , cerca de 80 crianças aguardam na fila de espera por um atendimento no Centro Especializado em Reabilitação, administrado pela Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae).

Ainda de acordo com a representante do grupo, é necessário um atendimento mais ampliado aos pacientes autistas por parte do poder público. “A Apae que tomou essa responsabilidade para si, com ajuda do governo federal, mas existe uma carência geral no atendimento muito grande. É necessário mais especialização e profissionais para o atendimento”, destacou.

Nadir disse ainda que falta professores capacitados para atender esse tipo de aluno. A Secretaria de Educação, no entanto, alega que tem oferecido capacitação para os profissionais que atuam com a inclusão de crianças com necessidade de atendimento especializado.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13