RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

A escalada das florestas plantadas

Jornal do Povo completa 70 anos de muitas notícias, em Três Lagoas

Por Valdecir Cremon
08/07/2019 • 07h30
Compartilhar

Pode parecer estranho afirmar que a produção de papel, que surgiu no final do século 1º, e da celulose, produzida comercialmente desde o ano 650, que o funcionamento das gigantes do setor, instaladas em Três Lagoas, retiram matéria-prima de “florestas plantadas”. Mas, é a verdade. Para que os bilhões de dólares que a atividade rende anualmente continuem caindo na conta dos grupos empresariais que dominam o setor é preciso que as florestas sejam cultivadas e protegidas.   

Foi na década de 1980 que o conhecimento sobre as técnicas de produção industrial de papel e celulose começaram a ganhar espaço no conhecimento dos produtores rurais - à época, a maioria sabia apenas criar gado e era o setor econômico mais importante do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul.

O Jornal do Povo noticiou, em 16 de outubro de 1985 que a produção de eucalipto ganhava força entre empresários, donos de fazendas e autoridades. O que existia até aquela época eram florestas nativas, pastagens e áreas de produção agrícola. O planejamento da transformação do Estado em grande produtor de madeira estava apenas no começo. 

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um impulso foi dado em palestra do empresário Adriano Araújo, em Campo Grande, a convite do então secretário estadual de Indústria e Comércio, Eraldo Moreira. Donos de fazendas de gado e também de áreas ainda não exploradas foram incentivados a investir, plantar ou reflorestar com eucalipto. Araújo, que dirigia uma empresa de alimentos em São Paulo (SP), lançou o desafio do investimento que, em sua visão, mudaria “o cenário estadual” com a mudança da atividade econômica para a produção de papel e celulose.

O PROFETA
O Jornal do Povo registra que Adriano Araújo não previu data, mas foi certeiro na afirmação de que “Mato Grosso do Sul terá uma fábrica de papel e celulose mais cedo ou mais tarde”. 

Na mesma reunião, revelou que um projeto de instalação de uma unidade estava orçado em US$ 130 milhões (aproximadamente R$ 390 milhões).

Também foi revelado que o financiamento para a instalação da unidade seria concretizado pelo BNDES a empresários que se interessassem - o que foi ocorrer somente 20 anos depois.

FATOS HISTÓRICOS

29 de junho de 1958 - O Brasil torna-se, pela primeira vez na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol. O evento ocorreu na Suécia.

7 de setembro de 1950 - A TV Tupi se torna o primeiro canal de televisão da América Latina, comandada pelo grupo Diários Associados. 

3 de outubro de 1950 - Getúlio Vargas é eleito presidente do Brasil, com 3.840.040 de votos (48,7%). Eduardo Gomes obteve 29,6% e Cristiano Machado, 21,4%. 

21 de abril de 1960 - Brasília é inaugurada como nova capital do país. Juscelino 
Kubitschek seu idealizador, era presidente da República na época.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas