RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

A um mês do Enem, dicas básicas podem fazer diferença na disputa

Especialistas apontam as melhores opções para se preparar para a prova

Por André Barbosa
07/10/2017 • 08h29
Compartilhar

Pela primeira vez na história,  o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, deverá ser aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro. As disciplinas serão separadas basicamente entre a área de humanas e exatas. No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Atualmente, as provas, que serão aplicadas em novembro, são uma das principais portas de entrada para as universidades públicas brasileiras. Seu formato é de 180 questões de múltipla escolha que abrangem o conteúdo das matérias do ensino médio, além de uma redação e uma língua estrangeira escolhida pelo candidato.

Especialistas em educação apontam que resolver provas passadas ajuda a identificar os temas que mais caem no exame. O diretor de uma escola de cursos voltado para o Enem, Guilherme Maynard, aponta como se preparar para ter um bom desempenho. "Nos cursos preparatórios, pontuamos algumas questões que merecem a atenção dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento abordadas pelo exame", explica.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

HUMANAS

A prova costuma dar prioridade a temas relacionados a questões ambientais, sociais e políticas. Impactos da tecnologia na sociedade, questões de cidadania, história do brasil, problemas urbanos e meio ambiente caem bastante nas provas de história, geografia, sociologia e filosofia. A prova de português exige bastante interpretação de texto, conhecimento de gêneros textuais, de figuras e funções de linguagem, literatura e gramática. Já para os testes de língua estrangeira, é importante estar atento à gramática também e à interpretação de texto.

 

EXATAS

O exame aborda o conhecimento específico da área. "Funções, probabilidade, geometria, estatística e análise combinatória são assuntos que sempre estão presentes na prova de matemática", aponta Maynard. Mecânica, conceitos de energia, eletricidade e termofísica caem bastante na prova de física. Em química, é importante o aluno dominar funções orgânicas, exercícios que calculam pH, equilíbrios químicos e termoquímica.

 

BIOLÓGICAS

O candidato deve estar atualizado em temas que estão em alta como ecologia e genética. Evolução e fisiologia humana são temas mais clássicos que também costumam cair na prova.

 

REDAÇÃO

Éimportante que o aluno esteja acompanhando notícias e treinando a escrita com frequência. "Nossa experiência com os alunos do curso preparatório para o Enem mostra que muitos assuntos se repetem, mas é importante se manter atualizado no que está acontecendo no mundo", diz Guilherme Maynard.

O diretor finaliza, apontando que, no início, pode parecer difícil se preparar para uma prova tão cheia de conteúdo, mas com organização e imposição de metas, é possível. Buscar ajuda de professores qualificados também é muito importante no processo de aprendizado. "Se dedicar aos estudos é a chave para o sucesso profissional", conclui Maynard.

Fonte: Prepara Cursos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas