RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Acadêmicos de medicina realizam protesto na sessão da Câmara

Alunos protestam contra a falta de infraestrutura do curso de Medicina de Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
14/11/2017 • 09h30
Compartilhar

Alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, protestaram na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (14). 

Com faixas, cartazes e nariz de palhaço, os alunos protestam contra a falta de infraestrutura do curso de Medicina de Três Lagoas. Eles pedem apoio dos vereadores.

No sábado (11), os alunos divulgaram uma “Carta Aberta” com detalhes das dificuldades que estão enfrentando. Um dos pontos citados pelos alunos é a falta de um espaço para aulas práticas referentes ao ensino da parte clínica-hospitalar, fundamental à formação médica. “Na presente situação, os alunos têm realizado tais práticas apenas na atenção primária à saúde, em Unidades Básicas de Saúde , Centro de Especialidades Médicas, Clínica do Idoso, Clínica da Mulher, dentre outros locais. Diante disso, entendemos que nosso curso tenha enfoque na atenção básica e que esse aspecto seja de extrema importância para a construção de um novo cenário na saúde brasileira”, diz um trecho da carta.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o comunicado, a falta de um local adequado já tem reflexos no andamento do curso. Isso porque as primeiras turmas já estão no ciclo clínico e o Hospital Regional ainda está em construção, sem uma previsão certa de quando os alunos poderão começar a usar sua estrutura.

Ainda de acordo com o documento, a cidade possui outros hospitais já prontos que poderiam fazer convênio com a universidade. Outra reclamação é a falta de professores.

DIREÇÃO

O diretor do campus da UFMS, Osmar Jesus Macedo, informou que o curso prevê a contratação de 60 docentes. Até agora, já foram contratados 33. Em nota, a reitoria da UFMS informou que a “Universidade tem se esmerado para atender as demandas da comunidade acadêmica e da sociedade da região em relação ao curso”, e que o “assunto já está superado pelo planejamento institucional. Com a definição das vagas pelo Colegiado de Curso”.

De acordo com a UFMS, o edital para contratação dos professores foi elaborado e deve ser publicado no decorrer desta semana.  Em relação ao hospital para as atividades de internato dos estudantes, a universidade informou que há tratativas entre a coordenação do curso, a direção do campus, a Prefeitura de Três Lagoas, e o governo do Estado para que seja viabilizada a contrapartida da região pactuada na ocasião de abertura do curso.

A direção do Hospital Auxiliadora já havia declarado que são necessárias algumas adaptações para atender ao curso.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas