RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Agentes de trânsito vão multar a partir de maio

Servidores passarão por curso de formação que os habilitará a fiscalizar o trânsito da cidade

Por Arquivo JP
30/03/2013 • 08h37
Compartilhar

Depois de esperar por cerca de um ano, finalmente os cinco agentes municipais de trânsito de Três Lagoas, efetivados no último concurso, vão fazer o curso para Formação e Capacitação de Agente de Trânsito. No Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), há vagas para oito agentes, mas só cinco delas foram preenchidas.  

O curso será oferecido pelo Deptran em parceria com o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS). As aulas serão ministradas na Câmara dos Vereadores, a partir do próximo dia 2.

De acordo com diretora de Educação no Trânsito do Deptran, Creuza Ramos, para o agente municipal de trânsito autuar os motoristas infratores é obrigatório ter feito o curso de formação, com carga horária de, no mínimo, 130 horas. “Esta obrigatoriedade é exigida via resolução do Cetran”, explicou Creuza. Além dos agentes de trânsito municipais, também vão participar do treinamento policiais militares de Três Lagoas e região. No total, são 30 vagas disponíveis. 

A grade curricular do curso tem disciplinas como Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Primeiros Socorros, 20 horas de aulas práticas etc. Entre os docentes, estão o major do 2º Batalhão da Polícia Militar, Élcio de Almeida, a presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, engenheiro do Detran, João Neves Chamorro, entre outros. “Três Lagoas, é a única cidade do interior do estado a coordenar um curso desse porte”, ressaltou Creuza.

Conforme Creuza, após a finalização do curso, previsto para 13 de abril, os agentes já estarão aptos a notificar os motoristas infratores, entretanto, somente após 30 dias da notificação é que será gerada a multa de trânsito. Mas, para conscientizar ainda mais os motoristas, os agentes vão desenvolver uma campanha e só a partir do mês de maio é que começam “para valer” as notificações. 

Para a diretora de Educação no Trânsito, mesmo com cinco agentes é possível fazer um bom trabalho de fiscalização na cidade, principalmente, na área central. Atualmente, isso tem sido feito pela Polícia Militar de Trânsito, que tem um convênio com o Deptran.

MULTAS
De acordo com Marcos Costa, agente municipal de trânsito, no ano passado, no perímetro urbano, 2.643 motoristas foram autuados. Segundo informações do Deptran, as infrações mais cometidas pelos três-lagoenses são as seguintes: não usar cinto de segurança; falar ao celular; estacionar em local proibido e não respeitar o sinal vermelho. Já em 2013, de janeiro até esta terça-feira, 543 condutores já foram multados. Os motoristas notificados, segundo Costa, continuam não respeitando sinal vermelho, estacionando em local proibido, não usando cinto de segurança e falando ao celular. 

MORTES
O número de mortes no trânsito de Três Lagoas, no perímetro urbano, em 2012, caiu 13,4%, ao ser comparado com o ano anterior, ou seja, em 2012 foram registradas 30 mortes, contra 34 óbitos, em 2011. Em 2013, já foram registradas três mortes, todas de motociclistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas