RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Agepen suspende visitas presenciais em todos os presídios de MS

Conforme a publicação, os encontros presenciais estão interrompidos até o dia 31 de janeiro

Por Israel Espíndola
12/01/2021 • 06h10
Compartilhar

Covid-19 não retrocede e com o aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Governo do Estado, e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), decidiu por suspender as visitas em todos os presídios de regime fechado de Mato Grosso do Sul.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (11). Conforme a publicação, os encontros presenciais estão interrompidos até o dia 31 de janeiro. Nas seis unidades prisionais que já estavam com as visitas suspensas temporariamente, também passa-se a obedecer o novo prazo.

A medida preventiva também tem em vista a vulnerabilidade da população carcerária, pelas características arquitetônicas das unidades prisionais, além alto índice de ocupação dos leitos especializados no tratamento da Covid-19 em todo o estado.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme dados da Agepen, mesmo com a diminuição dos casos registrados entre a massa carcerária antes da liberação das visitas, cerca de 75 a menos em tratamento, a instituição preferiu adotar a medida de prevenção.

As visitas presenciais de familiares haviam sido retomadas a partir do dia 14 de novembro do ano passado, após cerca de oito meses de suspensão. O retorno foi definido com várias e rigorosas regras restritivas e preventivas de biossegurança, no entanto, devido ao cenário atual, foi necessária nova interrupção, de acordo com avaliação e decisão do Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen.

Visitas Virtuais

A agência penitenciária continuará viabilizando o contato com familiares por meio de videoconferência. A iniciativa integra o projeto “A Conexão do Afeto: Visitas Virtuais em Tempos de Pandemia”, coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária e sua Divisão de Promoção Social.

O procedimento foi implantado como alternativa para manter os laços familiares, que são fundamentais durante o cumprimento de pena e no processo de reintegração social dos custodiados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas