RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Alta de 1% no PIB anima expectativas para 2018

Especialistas apontam previsão de crescimento ainda maior da economia este ano

Por Sergio Colacino
05/03/2018 • 16h30
Compartilhar

Dados divulgados na quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor agropecuário cresceu 13% no ano passado e foi responsável por 70% do crescimento de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Para especialistas, os números animam e a aposta é de mais crescimento em 2018.

Praticamente todos os setores contribuíram para a alta no PIB, mas a agropecuária se destaca. O crescimento recorde do setor foi puxado principalmente pela safra de 250 milhões de toneladas, um aumento de 29,5% em relação ao ano anterior. O milho e a soja foram as culturas com resultados mais positivos. Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato Junior, a previsão é de crescimento maior este ano. “Nós temos um clima favorável, já diminuindo um pouco aquele impacto da Operação Carne Fraca, o que deve elevar também a exportação de carne”, analisa.

A agropecuária foi responsável por 0,7% do aumento do PIB, seguida pelo setor de serviços (0,2%). O restante foi impulsionado pelo aumento no consumo das famílias. A indústria ficou estável em 2017 (0%). Em valores absolutos, o PIB chegou a R$ 6,6 trilhões. Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a economia deve se manter em crescimento. “Sempre disse que entraríamos em 2018 crescendo a um ritmo forte e com uma sinalização de crescimento de 3% este ano”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas