RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Aluno que "passou direto" já entrou em férias

As matrículas começam a partir do dia 5 deste e terminam em 5 de janeiro de 2009

Por Danilo Fiuza
13/12/2008 • 06h00
Compartilhar

Alunos da rede estadual de ensino entram em férias a partir deste mês. A maioria das escolas estaduais encerrará seu ano letivo no dia 22. Como vai ocorrer na Escola Estadual João Magiano Pinto (Jomap). Segundo a direção do estabelecimento de ensino, o aluno que “passou direto” ontem (12) mesmo já entrou em férias. Somente os que têm que fazer provas de recuperação é que deverão seguir em aulas até a data.
É o caso de Amanda Barbosa Corrêa, 14 anos, estudante da 8ª série do ensino fundamental, que ontem de manhã estava conferindo, assim como dezenas de alunos que não conseguiram pontos suficientes para “passar direto”, a lista com os nomes e quantidade de disciplinas que deverá fazer exames. “Vou passar”, garantiu, convicta, Amanda, revelando que terá de fazer exames de cinco matérias.
Já Mateus de Faria, 15 anos, que cursa a 1ª série do ensino médio, na mesma escola, não acredita que vai conseguir passar de ano. Ele terá que fazer exames de oito disciplinas. “Acho que não vou conseguir”, declarou.
O diretor da Jomap, professor Evandro Daniel Bernardes disse que o número de alunos que terão de fazer exames é grande - em torno de 60% dos 1.500 estudantes. Os exames começarão na próxima segunda-feira (15) e vão até  o dia 19. “É importante informar que os alunos já aprovados terão que fazer as matrículas do dia 15 deste até dia 5 de janeiro do ano que vem; aqueles que ficaram de exame, após a conclusão, farão as matrículas do dia 22 deste até dia 5 de janeiro”, observou Evandro.

CALENDÁRIO


As datas de encerramento do ano letivo são flexíveis porque a resolução que determinou o calendário escolar em 2008 estipulou somente a data de início das aulas, que foi no dia 13 de fevereiro 2008. A partir disso, cada escola adotou um calendário escolar próprio, contemplando os 200 dias de ano letivo.
Entre os dias 18 e 23, as escolas estaduais aplicarão os exames finais. Em 2009, as aulas terão início no dia 9 de fevereiro, em Campo Grande; e no interior, as aulas devem começar entre os dias 9 e 16 de fevereiro. A primeira fase do período de inscrições vai até o dia 9 de janeiro.
Segundo o Censo de 2007, do Ministério da Educação (MEC), foram registrados mais de 304 mil alunos na Rede Estadual, distribuídos em 367 escolas. Em 2009, o Governo do Estado inicia reforma nas escolas, nas quadras de esportes, bem como a capacitação e a qualificação de professores e propostas para melhorar a qualidade de ensino, como, por exemplo, o projeto “Além das Palavras”.
Também para os alunos que estão cursando o último ano do ensino médio nas escolas estaduais e o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Governo está oferecendo o Curso Estadual Preparatório para Vestibular (CEPV), totalmente gratuito, com aulas no período noturno.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas