RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Alunos de Três Lagoas transformam óleo de cozinha em sabão líquido

Objetivo do trabalho foi conscientizar as novas gerações sobre como preservar o meio-ambiente

Por Arthur Freire/JP
17/11/2012 • 11h17
Compartilhar

As aulas de química dos alunos do segundo ano do Ensino Médio resultaram na produção de sabão líquido de boa qualidade na Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) de Três Lagoas, tanto que a própria instituição irá aproveitar na limpeza de alguns locais da unidade.

O trabalho denominado “Projeto Gordura Residual”, utilizou óleo de cozinha usado como principal matéria-prima para a produção do sabão. O óleo de cozinha causa grande impacto ambiental, e pode ser reaproveitado, transformando-se desta forma em uma substância menos poluente, segundo a definição do projeto.

A iniciativa dos trabalhos partiu da professora Cecília de Souza. “Primeiro fizemos a coleta do óleo residual das próprias residências, em que os alunos do 1º ao 5º ano colaboraram, bem como trazendo garrafas pet de 300 ml para guardarmos o sabão produzido. Depois trabalhei os alunos do ensino médio para transformarmos o óleo em sabão líquido”, explicou a professora. Durante o projeto, com três meses de duração, foram utilizadas 320 garrafas pet.

A receita é simples: A mistura envolve 1 litro e meio de óleo quente, diluído em 1,5 litro de álcool combustível. Após este primeiro processo, deve misturar 1 litro de água com 1 kg de soda cáustica. Depois de diluir bem, o sabão está quase pronto, bastando adicionar a essência que mais agradar e até corante.

Os alunos do grupo que recebeu a maior nota apresentaram o trabalho na quarta-feira, dando a cada criança do Ensino Fundamental um frasco do produto para ser utilizado em casa.

Confira a matéria completa na edição impressa do JP deste sábado (17)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas