RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de março

Ambulantes ganham espaço em frente a um cartão-postal

Por Ana Cristina Santos
24/08/2019 • 11h57
Compartilhar

Depois de 15 anos ocupando uma calçada na avenida Rosário Congro, no centro de Três Lagoas, os vendedores ambulantes ganharam um espaço próprio, coberto e, em um local privilegiado, em frente o principal cartão-postal da cidade, a Lagoa Maior. 

A mudança ocorreu após um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado entre Ministério Público Estadual, e prefeitura. O anúncio da mudança do camelódromo foi noticiado em julho de 2005 pelo Jornal do Povo. A decisão de acabar com o comércio informal da área central da cidade partiu após requerimentos enviados pela Associação Comercial e pelo Banco do Brasil, pedindo que a prefeitura, na época administrada pela ex-prefeita Simone Tebet (MDB) tomasse providências. 

Depois de um acordo firmado entre prefeitura, Ministério Público e ambulantes, decidiu-se que os ambulantes iriam para o prédio do antigo Mercado Municipal, em frente a Lagoa Maior. O local, por anos abrigou feirantes, depois ficou desativado por muito tempo. Após o acordo, a prefeitura reformou o imóvel e instalou 120 boxes no local, que passou a ser chamado de shopping popular.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DE MUDANÇA

Em maio de 2011, o Jornal do Povo noticiou que os camelôs começavam a se mudar para o prédio do antigo mercadão. Em junho de 2011, outra reportagem informava que o shopping popular já estava funcionando.

Passado oito anos da mudança de local, alguns comerciantes decidiram deixar o espaço alegando poucas vendas. Muitos deles alegam que, o resultado era bem melhor quando eles estavam na avenida Rosário Congro, pois o movimento de pessoas era  bem maior.

Pelo TAC assinado em 2009, que previa a ocupação dos boxes no shopping popular, os comerciantes teriam o prazo de 5 anos para permanecerem no local. Em 2015, a prefeitura prorrogou o prazo de permanência deles na área por mais cinco anos. Os comerciantes almejam a construção de um espaço na área em que pertenceu a antiga Rede Ferroviária, no centro de Três Lagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas