RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Ano Novo e promessa antiga: como atingir a meta do 'Projeto Verão 2019'

Mudança de hábitos alimentares e físicos é o grande mote para conseguir emagrecer sem comprometer a qualidade de vida

Por Tatine Simon
30/12/2018 • 07h00
Compartilhar

O ano é novo, mas a promessa pode ser antiga. Como tirar do papel o sonho de emagrecer, sair do sedentarismo e, principalmente, com qualidade de vida sem causar prejuízos à saúde? Segundo a nutricionista Suellen Magro, é possível conquistar as três metas desde que haja disciplina e constância. 

O grande "pulo do gato" nessa tarefa é a mudança de alguns hábitos. Isso não significa romper com tudo o que estava acostumado a comer, como os carboidratos, por exemplo. "Os carbo são, inclusive, importantes para este processo. Aqui, o importante é fazer trocas saudáveis. Como, vá ao trabalho caminhando e não de carro. Troque pão francês por integral, por exemplo".

De acordo com a especialista, dietas restritivas demais a ponto de serem radicais acabam sendo a escolha de muitas pessoas com o foco de emagrecerem em tempo recorde, já de olho no Carnaval. O efeito pode ser rebote e, por isso, frustrante. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado dessa equação pode ser mais prejudicial do que saudável. "Ninguém aguenta ficar a vida inteira em dietas extremamente restritivas. Isso é válido em algumas estratégias alimentares e também por um curtíssimo tempo. O que deve prevalecer é o equilíbrio", pondera.

ESCOLHAS
Da mesma forma em que excluir certos alimentos da rotina alimentar pode ser prejudicial, ter outros em excesso também pode causar danos à saúde. 

"Por que você come todo dia pão francês com manteiga. Por hábito! Faça, então, escolhas mais saudáveis. Troque por uma fatia de pão integral com ovo mexido. Coloque mais frutas e elimine as bolachas recheadas. Tenha verduras e legumes sempre frescos e lavados na geladeira para não ter desculpa e optar por um produto industrializado", explica a nutricionista.

MEXA-SE!
Encontre a atividade física que mais tenha seu estilo. Falta de opção não é desculpa! Além da velha conhecida musculação, há as artes marciais, treinos funcionais, corrida de rua, pedal, natação, Pilates e dança. 

CONSTÂNCIA
Segundo Suellen Magro, manter a disciplina é tarefa difícil, mas sair da dieta algumas vezes faz parte. "Ninguém vive só de fazer dieta. Se hoje 'enfiou o pé na jaca', não se culpe. Amanhã é vida que segue. Retome a rotina alimentar e de exercícios físicos e seja feliz!"

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas