RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Antigo terminal de passageiros no aeroporto de Três Lagoas é demolido

Objetivo é garantir mais espaço e proporcionar a operação por instrumentos

Por Redação
20/07/2017 • 09h24
Compartilhar

O antigo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Plínio Alarcon, em Três Lagoas, foi demolido, nesta quarta-feira (18), com o objetivo de garantir mais espaço para operações. A estrutura já estava desativada, assim como o posto de abastecimento. De acordo com a prefeitura, a ação visa atender exigências do Plano Básico de Zoneamento de Proteção (PBZP) do Comando Aeronáutico.

Segundo a superintendente do aeroporto, Sayuri Baez, futuramente serão demolidos os antigos hangares. “É importante destacar que já está sendo analisado, no Departamento Jurídico da Prefeitura, o contrato de concessão de área para a construção dos novos hangares”, explica.

Ainda segundo Sayuri, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige que tenha 150 metros de área livre de obstáculos para cada lado da pista. "Com a retirada destas antigas construções será possível passar a operar por instrumentos e com isso atrair voos comerciais com aeronaves maiores. Hoje, operamos com a aeronave ATR 72, mas poderemos, com essas melhorias, atender nossos passageiros com Jato Embraer 190. Um grande avanço para nossa Cidade”, explica.

Atualmente, o aeroporto não conta com o modo de Operação por Instrumentos, que é tecnicamente chamado de IFR (do inglês Instrument Flight Rules, que na tradução livre significa “Instrumento de regras de voo”). “Isso é muito ruim para o desenvolvimento do Aeroporto de Três Lagoas, pois as companhias têm mais gasto com a viagem, haja vista que se direcionam para aeroportos alternativos, para realizar o desembarque, quando, por motivos de mal tempo, ficam impossibilitadas de pousar aqui em Três Lagoas”, explica a superintendente.

Além disso, as companhias aéreas têm que pagar transporte de ônibus e alimentação dos passageiros, quando isso ocorre, para que possam chegar ao seu destino final. “Essas melhorias podem, ainda, atrair novas companhias para Três Lagoas, pois já temos uma boa estrutura de sala rádio, a chamada EPTA [Estação Prestadora de Telecomunicações Aérea], sinalização, balizamento, PAPI [Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão], Farol rotativo, atendimento 24 horas e muitas outras facilidades”, enfatiza Sayuri Baez.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas