Rádios On-line

ANTT fecha o cerco contra vans e ônibus clandestinos

No total, 10 veículos foram apreendidos - seis ônibus e quatro vans

29 MAI 2013 - 09h:30Por Arthur Freire/JP

Uma equipe de profissionais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Três Lagoas, realizou fiscalização em ônibus de fretamento interestadual que transportam estudantes, trabalhadores, turistas, entre outros. A ação se concentrou nas proximidades da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus II, por conta do volume de ônibus que transportam universitários do estado de São Paulo para o município. 

A operação começou ontem, por volta das 17h, e se encerrou às 2h, com um saldo de dez veículos de transporte coletivo apreendidos - seis ônibus e quatro vans. O objetivo da fiscalização é coibir o tráfego de ônibus e vans clandestinos com o intuito de garantir a segurança dos usuários desse tipo de serviço. Entretanto, para não prejudicar os usuários, a maioria universitários que estavam sendo transportados em situação irregular, eles foram remanejados para veículos regularizados.

De acordo com o chefe da PRF, o inspetor Luís Carlos Gratão, as dez conduções foram apreendidas por trabalhar clandestinamente. Os proprietários dos veículos apreendidos foram multados em R$ 6 mil cada um. “Agora, para regularizar a situação e liberar os veículos, é necessário pagar taxas junto à ANTT, em São Paulo, capital”, completou.

O inspetor da PRF orienta empresários de fretamento que, para prestar este serviço, os veículos precisam estar cadastrados na ANTT. Para certificar que os veículos estão aptos a trafegar de maneira regular, a agência exige inúmeros requisitos, entre eles, banheiro nos ônibus, curso específico para os motoristas etc. “O ideal é se regularizar, pois operações como esta vão se tornar frequentes na cidade”, frisou.

ORIENTAÇÃO
Para Gratão, é importante a população ter consciência ao contratar empresas de fretamento. Essas informações estão disponíveis no site da ANTT, onde é possível verificar se a companhia tem autorização para prestar este serviço. O site para consulta é www.antt.gov.br.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13