RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de março

Após boatos, cadastro biométrico gera filas em frente a Cartório Eleitoral

Fluxo de eleitores aumentou no local depois de divulgações falsas que passaram a circular por meio de aplicativos

Por Ana Cristina Santos
13/01/2018 • 07h35
Compartilhar

O cadastro biométrico ainda não é obrigatório em Três Lagoas. Mesmo assim, eleitores madrugam em frente ao Cartório Eleitoral da cidade para pegar senha e realizar o procedimento. O fluxo de eleitores aumentou no local depois de divulgações falsas que passaram a circular por meio de aplicativos e redes sociais de que o não cadastramento renderia multa que poderia chegar a R$ 150.

Mesmo com a divulgação dos cartórios de que não haverá multa e nem cancelamento do título para os eleitores de Três Lagoas, têm pessoas que preferem não se arriscar e ficam por horas na fila aguardando o funcionamento do órgão da Justiça Eleitoral.

O Cartório abre às 12h. No entanto, os eleitores chegam de madrugada, e ficam na calçada expostos ao sol e chuva até o início do atendimento.  Foi o caso do eleitor Ramires Protássio, que chegou ontem, ao local às 5h, levando uma cadeira e guarda-chuva, enquanto esperava o Cartório abrir. “Tem que vir protegido né, vai que chove [sic]”, destacou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 15.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleitores alegam que é preciso chegar cedo para conseguir senha, pois o Cartório atende um limite de eleitores por dia. “Se a gente não chega cedo, não consegue ser atendido no dia”, justificou Natalino Pedro da Silva. 

Regina Rodrigues também estava na fila, depois de ir três vezes ao Cartório e não conseguir fazer o cadastro. Ontem, ela chegou bem cedinho para conseguir a senha. “Se fosse somente para votar, eu não estaria aqui, mas se não fizer recebe multa , e agente precisa do título”, disse.

De acordo com a Justiça Eleitoral, não existe a obrigação do cadastro, muito menos prazo para que o procedimento seja realizado e que não tem multa prevista pelo não comparecimento.

O cadastramento é um procedimento necessário para que a população vote na nova geração de urnas. As urnas biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.  Quem não fizer, terá o título de eleitor cancelado. Entretanto, em Três Lagoas, ainda não existe está obrigatoriedade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas