RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Após o desemprego, casal investe em venda de salgado e Três Lagoas já atinge 7,2 mil MEIs

Atividade liderada por marido e mulher durou 3 anos na informalidade; casal agora investe e torna-se microempreendedor individual

Por Tatiane Simon
22/02/2019 • 11h00
Compartilhar

Tornar-se o dono do próprio negócio é o grande sonho de quem nasce pequeno. Saber quanto investir e como lidar com o mundo das finanças são os maiores desafios de quem decide apostar no empreendedorismo. Este é, inclusive, o ideal financeiro do casal Lima, que hoje tem uma cantina e vende salgadinhos de festa tanto no comércio, aberto há menos de um ano, quanto por delivery. "A princípio era para ser uma renda extra, mas aí o Fernando [marido] ficou desempregado. Então, investimos no negócio e tomamos gosto. Com o passar do tempo, vimos que estava dando cada vez mais certo e não paramos mais", declara a microempreendedora individual, Tenielle Lima.

Foram três anos trabalhando para a própria empresa, mas de maneira informal. Agora, o casal quer investir e se profissionalizar. Juntos, eles foram ao Sebrae de Três Lagoas, nesta semana, com o intuito de receberem orientações financeiras.

Aproximadamente 6% da população de Três Lagoas é microempreendedor individual (MEI), segundo dados do Portal do Empreendedor. São 7.227 MEIs ativos no município atualmente. Destes, 3.684 são homens e 3.543 mulheres.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a gerente regional do Sebrae Três Lagoas, Josi Signore, a maioria dos MEIs nasce na informalidade e "testam" o modelo de negócio até sentir segurança em formalizar. "Por isso orientamos em nos procurar logo no início. Nossos analistas vão avaliar caso a caso e orientar esse futuro microempreendedor para que desde o começo tenha lucro. Muitas vezes ele [o empreendedor] acha que está faturando e, na realidade, está 'empatando' ou até perdendo", explica.

Para atravessar o processo entre a informalidade e a formalização do negócio, muitos microempreendedores recorrem ao Sebrae. A unidade oferece desde setembro passado palestras semanais gratuitas com o tema "Como se tornar um MEI". Os encontros ocorrem todas as terças-feiras no prédio do Sebrae e têm duração de 3 horas.

Benefícios
Os principais benefícios em tornar-se um MEI, destacado pelo Sebrae, são cobertura previdenciária, menor custo com funcionário, isenção de taxas de registro, sem burocracia para sair da ilegalidade, acesso a serviços bancários (inclusive crédito e financiamento), vantagens em poder comprar e vender juntamente a outras empresas, menos tributos, cobrança unificada e barata, emissão de alvará pela Internet, possibilidade de vender para o governo, apoio técnico do Sebrae e segurança jurídica.

Assista:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas