RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Aprovado projeto que cria o Dia de Combate à Mortalidade Materna

Projeto é de autoria do deputado estadual Eduardo Rocha

Por Ana Cristina Santos
05/10/2019 • 07h32
Compartilhar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, em segunda votação nesta semana, projeto de lei que torna a data de 28 de maio, Dia Estadual de Combate à Mortalidade Materna. O projeto é de autoria do deputado estadual Eduardo Rocha (MDB).

A matéria foi apresentada em junho deste ano e o parlamentar almeja a inclusão da  data no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. 

“Percebemos que esse tema não é discutido, sendo este de grande necessidade. Vemos muitos casos de mulheres que sofrem ou até morrem com problemas no período de gravidez ou na sequência, e precisamos evitar o acréscimo destes casos”, justificou o parlamentar.
O deputado ainda destacou sua satisfação em ver a aprovação do projeto por todos os demais parlamentares presentes. “Fico muito feliz e agradecido aos meus colegas pela aprovação”, ressaltou.

De acordo com a justificativa do projeto, fica definida esta data de 28 de maio por já ser lembrado a nível mundial sobre métodos e as ações políticas necessárias para melhorar as condições da saúde da gestante, principalmente.

De acordo com levantamento contido no projeto, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez, durante ou após o parto. No Brasil também é um número assustador, mais de 1.800 mulheres morrem neste período.
A proposta segue agora para ser sancionada pelo governador. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas