RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Área invadida por famílias vira favela em Três Lagoas

Barracos começam dar lugar a casas de alvenaria e comércio improvisado em área de 12 hectares na saída para Brasilândia

Por Ana Cristina Santos
30/05/2020 • 07h00
Compartilhar

Uma área particular de 12 hectares e meio, na saída de Três Lagoas para Brasilândia, foi dividida em 408 lotes. Atualmente, 360 famílias moram em barracos construídos no local. Os barracos, no entanto, começaram a dar lugar a casas de alvenaria e, até comércio, funciona no local. 

As famílias aguardam agora, uma decisão da Justiça, bem como a aprovação de um projeto de reurbanização social para conseguir legalizar a área e não serem despejadas do local. A área pertencente a uma empresária de Araçatuba (SP) foi invadida em março de 2018, sob a alegação, dessas famílias não terem condições de pagar aluguel.

Logo após a invasão, a empresária ingressou na Justiça com ação de reintegração de posse. Em agosto de 2018, decisão de primeira instância obrigou as famílias a sairem, mas parte do grupo ficou. Em novembro de 2018, o Tribunal de Justiça aceitou pedido da Defensoria Pública de Três Lagoas para suspender a liminar que determinava a reintegração de posse, garantindo a permanência das famílias no local até hoje.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Passado mais de dois anos sem uma sentença final, a área foi transformada em um bairro precário e sem infraestrutura. Os barracos não dispõem do mínimo de conforto às famílias que, na grande maioria, são compostas por várias crianças. Têm famílias com até seis crianças morando em um cômodo. O local não dispõe de água encanada e nem energia elétrica legalizadas. A água disponível vem de duas caixas de água que tem no local, e a energia de ‘gato’. 

O líder do movimento, Erasmo Carlos dos Santos, disse que as famílias esperam a desapropriação da área para o impasse seja resolvido. “A gente conta com o apoio da Câmara de Vereadores e da prefeitura para aprovação desse projeto de reurbanização social. Tenho certeza que o Executivo e Legislativo vão buscar uma forma de solucionar a vida desse povo que busca por uma moradia”, destacou.

Para que o local não se transforme em uma favela, o líder do movimento disse que é feito um trabalho para não permitir o crime e criminosos no local. Mas, além disso, ressaltou a importância da infraestrutura básicas para o local.

Barracos abrigam até sete pessoas

Basta andar pelas ruas improvisadas do novo bairro, para se deparar com uma realidade triste. Famílias com até sete pessoas morando em um cômodo. A Rosana e o marido, ambos desempregados, moram em uma peça que tem junto um banheiro improvisado. Para dormir, eles se dividem. A mãe, e as três filhas, dormem na cama, e o marido, e os dois filhos, em um colchão no chão. Eles sobrevivem de doações e da renda do Bolsa Família.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas