RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Artes marciais turbinam a forma e a autoestima

Professor diz que luta aumenta a liberação de endorfina e melhora estética

Por Tatiane Simon
16/06/2019 • 09h00
Compartilhar

Boxe, muay thai, jiu-jitsu, judô. As modalidades de artes marciais são variadas e podem proporcionar muitos benefícios à saúde, como aliviar o estresse e ainda contribuir para a coordenação motora. Modalidades de luta, que nada se assemelham com violência, são excelentes opções para quem tem o interesse em deixar o sedentarismo de lado e, de quebra, melhorar a saúde emocional, além da estética.

Apesar de as artes marciais parecerem atividades de contato brutas, a execução na academia é feita com professores com bastante conhecimento da técnica e que costumam explorar os objetivos e limites de cada aluno. São atividades excelentes para perder peso e desenvolver a musculatura.

De acordo com o professor Antonio Erasmo Pereira, o jiu-jitsu, por exemplo, é a arte marcial mais indicada para quem quer unir saúde física, emocional e ainda aprender técnicas de defesa pessoal. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em uma situação de risco ou de ameaça, a pessoa pode utilizar as técnicas para se defender. É óbvio que não orientamos a reagir e nem a revidar com violência, mas as artes marciais preparam para utilizar as técnicas na hora certa”, afirma.
Segundo Pereira, praticantes desenvolvem melhor o autocontrole e, raramente reagem em situações de risco. “Existe uma máxima dentro das academias de luta, que é: ‘quem luta não briga’. A gente não perde a cabeça por bobeira. Mas estamos preparados para sair de situações de risco do dia a dia”, acrescenta. 

Os benefícios das lutas vão além, como por exemplo, a melhora da agilidade e por aguçarem os sentidos, deixando reflexos mais rápidos.

ENDORFINADA 
É justamente com o interesse em aprender técnicas de defesas pessoais que muitas mulheres se rendem ao esporte. Como foi o caso da engenheira civil, Mariana Carvalho, que trocou o muay   thai pelo jiu-jitsu há 8 meses. “Sempre fui apaixonada pelas artes marciais. Hoje sou a ‘louca do jiu’ e incentivo minhas amigas a treinarem também. Isso sem falar na dose de endorfina que a gente ganha a cada final de aula. Saio daqui renovada”, declara.

As artes marciais, assim como qualquer atividade física, é capaz de promover um grande alívio de estresse e é uma excelente forma de descontar a raiva. Tudo isso graças à liberação do hormônio da alegria, a endorfina.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas