RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Astrônomos encontram a possível maior estrutura rotativa do Universo

Filamento cósmico se estende pelo espaço, como uma ponte entre galáxias

Por Redação
18/06/2021 • 15h34

Astrônomos acham possível maior estrutura rotativa do Universo

O universo é um espaço de muito movimento e, mesmo que não possamos perceber, nosso sistema gira ao redor do centro da galáxia. Agora, pela primeira vez, astrônomos encontraram evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos também giram – em uma escala de centenas de milhões de anos-luz. Se validada, essa será a maior estrutura rotativa já vista – e seu momento angular pode ser gerado em escalas absolutamente alucinantes.

O formato está mais para um tubo que forma uma estrada espacial. O gigante em questão é um filamento cósmico – estrutura longa e cilíndrica de matéria escura, que se estende pelo espaço, como uma espécie de ponte entre aglomerados de galáxias. Segundo astrônomos, esses filamentos são fios de uma vasta teia, pela qual as galáxias e o material que forma as estrelas são canalizados para os nós do aglomerado. O estudo foi publicado em 14 de junho na revista Nature.

Galáxias inteiras podem ser encontradas ao longo desse filamento, não apenas dentro dos aglomerados – isso dá aos cientistas uma ferramenta para identificar o movimento rotacional dentro do próprio filamento. Esses filamentos têm centenas de milhões de anos-luz de comprimento, mas apenas alguns milhões de anos-luz de diâmetro. Em escalas tão grandes, não será capaz de ver as galáxias realmente se movendo, mas, como lembraram os astrônomos, a luz de um objeto em movimento ainda o denuncia.

É o efeito Doppler que causa mudanças no comprimento de onda da luz, dependendo de seu movimento para perto ou para longe do observador. Comprimentos de onda de luz de um objeto que se aproxima parecerão encurtar ligeiramente em direção à extremidade azul do espectro, e comprimentos de onda de objetos que se afastam aumentam ou mudam para o vermelho. (informações Tecmundo)