RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Ataques de escorpiões chegam a 10 casos só neste ano em Três Lagoas

CCZ visitou 221 imóveis após aparecimento de escorpiões

Por Kelly Martins
27/01/2019 • 07h00
Compartilhar

Ataque de escorpiões em diversos bairros de Três Lagoas têm gerado alertas e preocupado os moradores. Dez pessoas foram picadas somente neste ano, na cidade, e encaminhadas para hospitais  e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos os pacientes receberam o tratamento adequado e não houve nenhuma morte até esta semana. 

Um dos casos foi o de um adolescente de 15 anos, que mora em área rural e foi picado na segunda semana de janeiro. Ele estava tomando banho quando o escorpião saiu de um ralo. O menor foi socorrido pela família e levado a uma unidade médica. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 221 imóveis foram visitados por agentes após reclamações de aparecimento de animais peçonhentos no ano passado. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, 45 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade. O coordenador do CCZ, Everton Ottoni, explica que no período intenso calor aliado com as chuvas aumenta o aparecimento de animais peçonhentos. 
O escorpião da espécie tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um dos mais venenosos e o que tem aparecido em maior número em cidades da região. 

Dessa forma, faz alertas para os cuidados necessários contra ataques. É importante, segundo ele, que os moradores mantenham os quintais limpos, sem entulhos e telas em ralos de banheiros. Ottoni disse que uma pessoa picada deve procurar a UPA para tomar o soro específico para neutralizar o veneno do escorpião. Deve, também, capturar o escorpião e levá-lo ao CCZ, para a identificação da espécie.

LACRAIA 
Nesta semana, uma lacraia com 20 centímetros apareceu em uma casa, no bairro Jardim Maristela. O animal estava na cama de uma criança, que não chegou a ser atacada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas