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Atendimento presencial em agência do INSS de Três Lagoas é adiado para agosto

Serviço presencial está suspenso desde março por causa da pandemia e voltaria na próxima semana

9 JUL 2020 - 12h:00Por Tatiane Simon

O atendimento presencial nas agências da Previdência Social foi adiado para 3 de agosto. A retomada do atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Três Lagoas estava prevista para o dia 13 de julho, inclusive, com 45 perícias médicas já agendadas. 

A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União, e prevê atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Segundo o Ministério da Economia, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

“A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, diz o ministério.

A retomada do atendimento considerará condições mínimas de segurança sanitária em todas as agências do país. Elas também deverão observar as regras de isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios. De acordo com o ministério, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS disponibilizará um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

“Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial”, garante o ministério.

(Com informações de Agência Brasil)

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