RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Aumento demográfico sobrecarrega escolas e CEIs

Educação estima que cerca de 600 crianças estejam fora das salas de aulas por falta de vagas

Por Arquivo JP
11/05/2013 • 09h10
Compartilhar

O aumento demográfico em determinadas regiões de Três Lagoas tem sobrecarregado algumas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), em alguns bairros da cidade. Por esse motivo, alguns pais têm encontrado dificuldades para conseguir matricular seus filhos.

Taíla Gomes Piva, mãe de duas crianças, uma de quatro e outra de cinco anos, conhece bem essa realidade. Após permanecer alguns anos fora de Três Lagoas, há dois meses ela retornou para o município e foi à procura de vaga em um CEI. Entretanto, há 15 dias ela não conseguia vaga para matricular seus filhos.

A mãe contou que foi às escolas e ao Centro de Educação Infantil nas proximidades do Jardim Nova América, bairro onde mora, mas foi informada de que não existiam vagas disponíveis. O Jornal do Povo entrou em contato com o secretário de Educação, Mário Grespan. Ele informou que estaria recebendo a mãe para providenciar vagas para os seus filhos.

Segundo o secretário, às vezes, nas unidades próximas ao local em que a pessoa reside, não existe vaga, mas em outras escolas e CEIs é possível encontrar. “Momentaneamente, podemos encontrar vagas em unidades um pouco mais distantes da casa em que a pessoa reside, mas, depois, assim que surgir vaga na escola ou CEI mais próximo, entramos em contato com os pais para que seja feita a transferência do aluno” comentou.

Grespan confirmou que em algumas regiões da cidade realmente existe dificuldade para encontrar vaga, geralmente para crianças de 4 e 5 anos. “A tendência é de que, até 2016, todas as crianças com essa idade estejam na escola. Em Três Lagoas, já estamos atendendo 98% desse público”, comentou.
Grespan informou que, em média, 600 crianças nessa faixa etária estão fora da sala de aula. Segundo ele, Três Lagoas é referência no atendimento a crianças com idade de 0 a 3 anos, mas o município ainda não conseguiu atingir a meta de 100% no atendimento a essa média de idade.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (REME) atende a 13 mil crianças. Somente nos Centros de Educação Infantil são 5.400 alunos. Neste ano, em comparação a 2012, houve um aumento de 1.040 novas vagas na REME. Para o próximo mês, está prevista a inauguração do CEI do bairro JK, que irá atender mais 240 crianças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas