RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Avaliação física é essencial antes de começar academia

Cardiologista diz que exames são simples e necessários

Por Tatiane Simon
27/01/2020 • 08h40
Compartilhar

Iniciar uma atividade física significa, para a maioria, ter que escolher o melhor tênis e roupas apropriadas e, claro, separar o dinheiro para a matrícula em alguma academia. Segundo a cardiologista Vivian Moreira, essas escolhas deveriam ser feitas, na realidade, em um segundo momento. A primeira medida é agendar um horário com seu médico para um check-up. “Avaliação física é rápida, simples e nos fornece muitas informações sobre a saúde do paciente. Mais de 80% das pessoas desconhecem essa necessidade antes de saírem praticando qualquer atividade física”, pontua.

A especialista explica que  o desconhecimento aumenta entre as pessoas com idade entre 18 e 35 anos. “Principalmente os jovens. Acreditam que pela idade são saudáveis. Nem sempre ser jovem é sinônimo de não ter doença”, acrescenta.

A ausência aparente dos principais sintomas também distanciam as pessoas de um cardiologista. “Há casos assintomáticos e silenciosos. Quando o indivíduo sobe em uma esteira, na academia, e se submete a uma corrida ele chega ao extremo do estresse muscular. E é aí que está o perigo, porque, afinal de contas, se ele não sabe como está o funcionamento do próprio coração, como saber o tipo ideal de treino? Não sabemos até que ponto nosso coração está preparado para isso. Quem tem morte súbita por esforço físico é quem tem uma doença da estrutura do coração que ao fazer um esforço muito grande culmina com uma arritmia e leva à morte”, coloca a cardiologista.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A recomendação é uma avaliação pré atividade física. “Uma anamnese do quadro do paciente. É um exame de sangue e um físico para ver o trabalho do coração, o chamado eletrocardiograma”, explica.

PREVENÇÃO

Os exames têm o objetivo minimizar os riscos de complicações cardíacas durante uma atividade física. “É fundamental a avaliação e realização dos exames antes de iniciar qualquer atividade”, ressalta Moreira.

A cardiologista também explica que é preciso definir com o médico qual nível de atividade e intensidade que o paciente pretende praticar. Na consulta, investigar a história clínica (idade, fatores de risco, uso regular de medicamentos) e o histórico familiar da pessoa (casos de cardiopatia, morte súbita e doenças cardiovascular).

EXAMES
De acordo com a Sociedades Brasileiras de Medicina do Esporte e de Cardiologia, as recomendações dependem do histórico do paciente e das atividades físicas que ele pretende iniciar.

No caso de adultos, em atividades recreativas ou de leve a moderada intensidade, sem história de doenças prévias ou uso de medicamentos, sem queixas ou história familiar de cardiopatia, devem ser solicitados os exames:

Exame médico clínico
Exames laboratoriais (hemograma, glicose, uréia, creatinina, lipidograma, ácido úrico, hepatograma, exame de urina e de fezes)
Eletrocardiograma 
Teste ergométrico.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas