RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Balão é alternativa para tratamento da obesidade

Método é utilizado em grupo específico de pessoas obesas

Por Tatiane Simon
23/09/2018 • 08h30
Compartilhar

Aliado no tratamento à obesidade, o balão gástrico é um método bastante indicado para um grupo específico de pessoas e com resultados satisfatórios. Segundo o gastroenterologista, Ronaldo Nunes Ribeiro, o balão oferece mínimos riscos ao paciente. "O balão é uma prótese de silicone e o procedimento é feito através de uma endoscopia digestiva, minimamente invasiva e com poucas chances de ocorrer uma complicação", explica.

O procedimento é, por vezes, confundido com a cirurgia bariátrica, justamente por auxiliar no tratamento à obesidade. A principal diferença entre os métodos, conforme o especialista, é o tempo. A bariátrica é um procedimento definitivo e o balão é temporário. 

Mas, como saber qual método é mais indicado para cada pessoa? "Vai depender do índice de massa corpórea da pessoa. Para paciente com grau de obesidade leve ou moderada, com IMC em torno de 35, a indicação é o balão gástrico. A bariátrica é indicada aos obesos", esclarece. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o médico, o balão auxilia também no tratamento da chamada "comorbidade", que são doenças associadas à obesidade. "Observamos significativa melhora no índice de colesterol, glicemia e triglicérides.

Além da melhora na qualidade de vida e aumento na expectativa de vida", explica.

Pessoas que já fizeram a cirurgia bariátrica, ou já passaram por alguma cirurgia no estômago ou que possuam hérnia de hiato, não podem passar por este procedimento. 

AUXÍLIO
Acreditar que o balão gástrico irá curar a obesidade é muito comum, alerta o médico. Segundo ele, o método é eficaz no tratamento à obesidade. "O paciente precisa ter a conscientização de que irá passar por uma reeducação alimentar e terá que fazer atividade física regularmente", justifica.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas