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Três Lagoas, 28 de março

Bancada garante R$ 16 milhões para obra do contorno rodoviário

Contorno visa desviar tráfego de veículos pesados na Ranulpho Marques Leal

Por Ana Cristina Santos
06/03/2021 • 09h06
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A bancada federal de Mato Grosso do Sul apresentou ao Orçamento da União de 2021, 15 emendas que totalizam R$ 772 milhões em investimentos para o Estado. Os valores foram apresentados na semana passada, durante reunião da bancada, para decidir as prioridades de investimentos no Estado. 

Para Três Lagoas, a bancada entendeu que a obra prioritária com recurso da União seria a construção do contorno rodoviário. Por isso, apresentaram uma emenda de R$ 40 milhões. No entanto, R$ 16 milhões são de emenda impositiva- de liberação financeira obrigatória pela União. 

Apesar do montante apresentado, por enquanto, a garantia é de que só serão atendidos no Orçamento R$ 241 milhões, de acordo com Instrução Normativa nº 01/21, da Comissão do Orçamento, do dia 10 de fevereiro. Os demais recursos solicitados dependem dos relatores setoriais e geral incluí-los no orçamento.

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Do montante apresentado, R$ 350 milhões devem ser aplicados no setor viário e de infraestrutura. Para obras de desenvolvimento urbano e qualificação viária em Campo Grande, estão previstos R$ 70 milhões, e R$ 90 milhões para a Rodovia Sul-Fronteira.  

Contorno 

As obras do contorno rodoviário de Três Lagoas já foram iniciadas no mês passado. No entanto, de acordo com o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), a empresa vencedora da licitação está na fase de ajustes do projeto e de levantamento das áreas por onde passará o novo traçado rodoviário, bem como instalando o canteiro de obras. Segundo Marinho, a movimentação maior deverá ocorrer a partir de abril.

O projeto do contorno rodoviário começou a ser discutido em 2009, e somente neste ano, é que a obra foi autorizada pelo governo federal. O anel rodoviário foi orçado em R$ 148 milhões. Atualmente, R$ 8, 8 milhões já estão garantidos para o início das obras.

O anel rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. Os primeiros estudos da obra começaram com o levantamento estatístico de incidência de acidentes no trecho e cálculo da projeção de acréscimo do tráfego de veículos nas rodovias BR-262 e BR-158 - principalmente de carretas - em razão da construção e duplicação das fábricas de celulose de Três Lagoas.

 

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