RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Bancários devem aderir à greve na próxima semana

Decisão será tomada em assembleia que acontece hoje

Por arquivo jp
12/09/2012 • 07h52
Compartilhar

Os bancários de Três Lagoas, assim como de outras cidades do país, devem aderir ao movimento de greve na próxima terça-feira (18). Hoje, às 18h, haverá uma assembleia na sede do Sindicato dos Bancários de Três Lagoas para decisão da categoria. Entretanto, a presidente do sindicato, Thelma Regina Canisso, disse que essa é a orientação da nacional, já que não houve um acordo em relação ao reajuste pleiteado pela categoria.

Os bancários reivindicam um reajuste salarial de 10,25%, sendo - 5% de aumento real, além da inflação projetada de 5%. Entretanto, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu apenas 6%. A categoria cobra ainda uma maior participação na PLR (Participação de Lucros e Resultados), bem como vale-alimentação e refeição no valor de um salário mínimo (R$ 622); Plano de Cargos e Carreiras para todos os bancários; cumprimento da jornada de trabalho de seis horas, entre outras reivindicações.

De acordo com Thelma, além de melhorias salariais, a categoria reivindica também a contratação de mais bancários, melhores condições de trabalho, assim como a abertura de novas agências bancárias. “A nossa mobilização não visa apenas aos bancários, mas melhorias para todo o sistema bancário”, frisou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presidente do sindicato afirmou que a greve é a última alternativa, já que foram esgotadas todas as negociações com a Fenaban. “Não tem outra forma, essa á a única alternativa, pois já aconteceram cinco rodadas de negociações e não houve nenhuma contraproposta da federação”, disse. Apesar de já haver a orientação do comando nacional para a adesão da greve, Thelma disse que até a próxima semana pode ser que a Fenaban apresente um percentual maior, para atender, assim, aos anseios da categoria.

Segundo a sindicalista, atualmente a categoria, em Três Lagoas, é composta por cerca de 140 bancários.

CAOS

Questionada sobre o caos que a greve pode causar às agências bancárias, haja vista a complexidade da situação no momento, mesmo com os bancos funcionando, ela disse que o sindicato compreende isso, mas reforçou que não existe outra maneira de conseguir o que pleiteiam.

De acordo com a presidente do sindicato, a greve visa cobrar melhorias para esse caos também, como a contratação de mais bancários e abertura de mais agências. “Esse problema das filas só vai diminuir com a abertura de novas agências, pois o espaço físico das atuais já não suporta mais ampliação e nem mesmo essa quantidade de pessoas”, destacou.

Thelma comentou que Três Lagoas vem enfrentando esse problema há alguns anos e, apesar das promessas, o problema persiste. “É preciso se adequar, seja com a abertura de novas agências, com a instalação de terminais dentro das empresas, ou em outros pontos, mas algo tem que ser feito”, salientou.

Quanto aos clientes, a presidente do sindicato informou que, caso seja aprovada a greve hoje, a população terá esses dias, até o início da mobilização prevista para terça-feira para adiantar os serviços bancários. Ela comentou também que existem as lotéricas, além de alguns terminais que podem ser utilizados nesse período.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas