Rádios On-line

Biblioteca Municipal recebe mais de 22 mil visitantes em 2012

De janeiro a novembro de 2012 foram registradas 22.059 visitas nos dois períodos de atendimento

26 DEZ 2012 - 13h:20Por Divulgação

Espaço destinado à leitura e Educação, a Biblioteca Municipal “Rosário Congro” também é palco de eventos artísticos e culturais. De janeiro a novembro de 2012 foram registradas 22.059 visitas nos dois períodos de atendimento.

Atualmente a Biblioteca Municipal conta com um acervo de 29 mil livros. Quanto à procura pelos exemplares, a bibliotecária Fabiana Carla Cândido Gomes destaca que “os alunos procuram mais pelos clássicos da Literatura. Já os que buscam pela leitura de lazer, se utilizam dos livros de autoajuda, religião e as sagas. Somente no segundo semestre, de julho a novembro, foram realizados 2.274 empréstimos”, contou.

Além do estudo e da pesquisa, o público também frequenta a Biblioteca para prestigiar lançamentos de livros e exposições artísticas. “Com as exposições, por exemplo, as pessoas vêm para acompanhar o evento e se interessam pela Biblioteca. Com esse atrativo, os três-lagoenses conhecem o espaço, os nossos funcionários e acabam despertando o interesse quanto ao empréstimo de livros”, explicou Fabiana.

A bibliotecária ainda destacou outro atrativo: um projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Cultura que contempla a “contação de histórias”. “A cada quinze dias, na segunda semana do mês e na última, o Grupo de Teatro Identidade realiza a contação de histórias no período matutino e vespertino para alunos das escolas municipais”, concluiu Fabiana, lembrando que as histórias são apresentadas de acordo com a faixa etária das crianças.

Durante todo o mês de novembro a Biblioteca Municipal recebeu a exposição “Memórias do Pantanal Rupestre”. Alunos das escolas municipais visitaram a exposição e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura rupestre, seu valor como patrimônio histórico e a importância de ser reconhecida e valorizada. Na ocasião, a aluna da Escola Municipal Elson Lot Rigo, Matilde Santos de Oliveira, de 65 anos, falou sobre a importância desses eventos. “É muito bom e acaba sendo um passeio, pois fico sempre em casa. Hoje aproveitei e trouxe minha neta para ver a exposição também”, disse.
 
AMPLIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE ACERVO
A Biblioteca Pública Municipal Rosário Congro é integrante do Programa de “Atualização e Ampliação de Acervos de Bibliotecas de Acesso Público” desde o segundo semestre de 2011, a partir do Cadastro Nacional de Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca de Três Lagoas foi beneficiada do projeto de ampliação e atualização do acervo com a liberação de uma cota no valor de R$ 11.285,50. De acordo com Fabiana a aquisição dos livros foi feita por meio do Cadastro Nacional de Livros de baixo preço, que ofereceu livros com o valor máximo de R$10,00. O cadastro conta com mais de 10 mil títulos e a escolha do material para compra seguiu os seguintes critérios: necessidade do acervo, sugestões dos visitantes e disponibilidade da editora.

“Recebemos a primeira remessa dos livros em julho e a segunda em setembro. A terceira e última ficou para ser entregue no final de 2012, dependendo da disponibilidade da editora”, explicou Fabiana.

A Biblioteca Municipal Rosário Congro está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13