Rádios On-line
9196
CBN AÇÃO 2019 PAULO VICENTE
JP 70 ANOS

Biblioteca Rosário congro neto

24 AGO 2019 - 12h:00Por Kelly Martins

A primeira biblioteca em Três Lagoas foi fundada em 1946 na gestão do prefeito Rosário Congro Neto. Deputado estadual por quatro legislaturas, advogado e um intelectual em seu tempo. Ele morreu em 1963 e deixou um legado cultural à família, com mais de 13 livros escritos. Em homenagem, a biblioteca leva o seu nome e inicialmente ficava ao lado da Sanesul. 

Mas por três vezes, a Biblioteca Municipal “Rosário Congro” mudou de lugar. Ficou pequena e sem espaço para o acervo. Em 24 de dezembro de 1996 foi inaugurada em novo espaço: ao lado do Centro Cultural, onde atualmente é a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A construção do novo prédio foi realizada ao longo de seis meses e investimento de R$ 165 mil. No local, a população contou ainda com um auditório para 100 pessoas. À época era usado para várias apresentações culturais, palestras e trabalhos desenvolvidos por estudantes. 

A reinauguração foi noticiada pelo Jornal do Povo e prestigiada pelos filhos de Rosário: Hélio Congro e Stênio Congro, diretor do JP, Jurema Congro, netos e bisnetos. Inclusive, na ocasião, foi realizada a leitura de um poema de Rosário Congro Neto, como forma de homenagem. O imóvel já havia abrigado uma loja maçônica chamada “Vale do Paraná”, posteriormente a Guarda Mirim.  

No entanto, 15 anos depois a biblioteca mudou de endereço. Em 30 de junho de 2011 foi reinaugurada na circular da Lagoa Maior. Dessa vez, no terreno onde funcionava o antigo velório municipal. Um novo prédio de 945,11m² foi construído e passou a receber estudantes e universitários. O espaço é composto de sala para acervo, para espaço cultural, exposições, duas salas de leitura, sala de informática, sala de estudo individual, de concerto, de processamento técnico, copa, sanitários. 

Atualmente há mais de 35 mil livros no acervo e recebe mais de 60 estudantes por dia. A terceira reinauguração contou com a presença da então vice-governadora à época Simone Tebet, além dos parlamentares locais.

 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13