RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Biólogo sugere controle das capivaras com vasectomia

Levantamento revela a existência de 158 capivaras na Lagoa Maior em Três Lagoas

Por Ana Cristina Santos
04/09/2017 • 14h58
Compartilhar

O biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gustavo Rodrigues, sugere o controle das capivaras que habitam a Lagoa Maior, em Três Lagoas, com a realização de vasectomia nos machos.

Gustavo explicou que não se trata da castração, mas sim de vasectomia. Esse tipo de procedimento, segundo o biólogo, não interfere no comportamento do animal. Ele perde a capacidade de reprodução, mas não a aptidão de manutenção do grupo, voltando ao habitat sem qualquer prejuízo ao comportamento.

O professor da UFMS está em Três Lagoas a convite do secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, que antes de tomar qualquer decisão em relação aos animais que habitam a Lagoa Maior, tem consultado a opinião de especialistas da área.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento da secretaria revela a existência de 158 capivaras na Lagoa Maior, entre fêmeas e machos, adultos e filhotes. Para o biólogo da UFMS, a lagoa comporta essa quantidade de capivaras, e no momento, não existe a falta de alimentos no local, segundo ele. “Basta olhar que as capivaras estão gordas”, comentou.

Além da vasectomia, conforme o professor, existem outros meios para se fazer o controle das capivaras. A possibilidade de manejo de algumas, é uma delas. Entretanto, entende que, nesse momento não haveria a necessidade, por entender que a Lagoa Maior é um habitat ideal para elas. O manejo, segundo ele, causa transtornos aos animais, além de custos ao poder público.

O secretário de Meio Ambiente disse que nenhuma atitude será tomada de imediato, e que tudo tem de ser bem analisado, assim como ocorreu em relação à retirada de três jacarés da Lagoa Maior.

Quanto à possibilidade de doença, o professor informou que, em Mato Grosso do Sul não existe nenhum caso de febre maculosa, provocada pela bactéria Rickettsiarickettsii, transmitida através de carrapatos que hospedam em capivaras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas