Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8362
Loteamento OT
TRêS LAGOAS

Biólogo sugere controle das capivaras com vasectomia

Levantamento revela a existência de 158 capivaras na Lagoa Maior em Três Lagoas

4 SET 2017 - 14h:58Por Ana Cristina Santos

O biólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gustavo Rodrigues, sugere o controle das capivaras que habitam a Lagoa Maior, em Três Lagoas, com a realização de vasectomia nos machos.

Gustavo explicou que não se trata da castração, mas sim de vasectomia. Esse tipo de procedimento, segundo o biólogo, não interfere no comportamento do animal. Ele perde a capacidade de reprodução, mas não a aptidão de manutenção do grupo, voltando ao habitat sem qualquer prejuízo ao comportamento.

O professor da UFMS está em Três Lagoas a convite do secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, que antes de tomar qualquer decisão em relação aos animais que habitam a Lagoa Maior, tem consultado a opinião de especialistas da área.

Levantamento da secretaria revela a existência de 158 capivaras na Lagoa Maior, entre fêmeas e machos, adultos e filhotes. Para o biólogo da UFMS, a lagoa comporta essa quantidade de capivaras, e no momento, não existe a falta de alimentos no local, segundo ele. “Basta olhar que as capivaras estão gordas”, comentou.

Além da vasectomia, conforme o professor, existem outros meios para se fazer o controle das capivaras. A possibilidade de manejo de algumas, é uma delas. Entretanto, entende que, nesse momento não haveria a necessidade, por entender que a Lagoa Maior é um habitat ideal para elas. O manejo, segundo ele, causa transtornos aos animais, além de custos ao poder público.

O secretário de Meio Ambiente disse que nenhuma atitude será tomada de imediato, e que tudo tem de ser bem analisado, assim como ocorreu em relação à retirada de três jacarés da Lagoa Maior.

Quanto à possibilidade de doença, o professor informou que, em Mato Grosso do Sul não existe nenhum caso de febre maculosa, provocada pela bactéria Rickettsiarickettsii, transmitida através de carrapatos que hospedam em capivaras.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651