Rádios On-line
8056
Prefeitura Nome Limpo
RECOMENDAÇÃO

Boa hidratação é fundamental no período de seca, diz especialista

Número de queimadas vem crescendo em Três Lagoas, isso vem causando o aumento problemas respiratórios nos moradores

13 AGO 2017 - 07h:30Por Steffany Pincela

O mês de agosto chegou junto com as queimadas e tempo seco. A combinação de baixa umidade relativa do ar, temperaturas elevadas e fumaça proveniente de queimadas, facilita a possibilidade de doenças, principalmente, as que afetam o aparelho respiratório. Asma, bronquite, gripes e resfriados, sinusite são frequentes nessa época do ano. Entretanto, medidas simples podem atenuar os efeitos adversos do clima árido no organismo.

O número de queimadas e incêndios vem crescendo a cada dia que passa nos bairros de Três Lagoas, isso resulta no aumento de problemas respiratórios nos moradores e levam pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como também aos postos de saúde, espalhados pelos bairros. Geralmente, as queimadas estão localizadas em áreas abandonadas, pastagens de vegetação ou até mesmo em lixos.

A cidade já ultrapassou 60 dias sem chuva. Nesta semana, a umidade ficou abaixo de 20%, índice considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre junho e agosto, a umidade atingiu 15% em Três Lagoas. O recomendado pela OMS é de umidade variando entre 40% a 70%, para a saúde. O último registro de chuva no município foi em 9 de junho, porém, apenas 0,8 milímetros. Segundo o médico especialista, Douglas Borges, crianças, idosos e alérgicos sofrem mais. Porém, ele afirma que uma boa hidratação é fundamental neste período. “A hidratação faz com que a via aérea fique mais protegida, o seu corpo fica mais hidratado, mais resistente. A gente recomenda que a pessoa tome muita água e também o uso de umidificadores de ambiente ou utilize uma bacia com água, toalha molhada, pois, a nossa região tem um problema muito sério com a umidade relativa do ar,” observou.

Ele diz também que as pessoas que gostam de fazer exercícios físicos, devem acordar bem cedo. “O melhor horário para fazer exercícios é pela manhã, quando o clima está mais ameno”, afirmou. 
A estudante Daniela Silva ressalta que o tempo seco tem prejudicado a sua saúde e a de seu filho, com apenas um ano de idade. “Esse tempo prejudica a mim e ao meu filho, principalmente, quanto à problemas respiratórios. O nariz e a garganta ficam secos,” contou.

 Apesar do fim de semana ser de calor na região da Costa Leste, há possibilidade de chuva na próxima semana. Uma nova frente fria pode chegar a Mato Grosso do Sul. O frio deverá estar acompanhado de chuva. Porém, em Três Lagoas, apenas no dia 15 há previsão de chover.

FOGO
Em Três Lagoas é proibido atear fogo em lixo, matas, lavouras, campos alheios ou em quaisquer outros objetos, mesmos nos próprios quintais, de acordo com a lei municipal nº 2.418, de 23 de dezembro de 2009, art. 26, inciso VII. A multa é de R$ 446.

DICAS
Confira algumas dicas para melhorar a saúde neste período do ano.
- Evite passar muito tempo no sol (não parece, mas mesmo no inverno ele queima!).
- Beba 2 (ou mais) litros de água por dia.
- Mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais com água na composição (como melancia, pepino e melão)
- Tome banhos mornos e não prolongue muito.
- Aplique um hidratante power (com ativos que retêm umidade) pelo menos uma vez ao dia.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651