RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Bombeiros alertam sobre riscos em rios durante feriadão em Três Lagoas

Turistas e moradores aproveitam feriado prolongado para lazer em ranchos às margens de rios

Por Kelly Martins
11/10/2018 • 09h00
Compartilhar

Com o feriadão prolongado de quinta (11) e sexta-feira (12), os rios são uma boa opção de lazer para moradores e turistas, em Três Lagoas. A região é cercada de ranchos às margens dos rios Sucuriú, Paraná e Rio Verde. Mas antes de sair para o passeio, saiba quais são as orientações de segurança do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros que podem ajudar a evitar acidentes e até tragédias. Nesta quinta o feriado é em comemoração à Divisão de Mato Grosso do Sul e, na sexta, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Segundo os bombeiros, o rio Sucuriú pode chegar a ter, em alguns pontos, mais de 30 metros de profundidade, além de a água ser escura. O risco se torna maior em trechos de correnteza. Por isso, é desaconselhável nadar sozinho, pois, pode acontecer alguma cãibra ou cansaço que provoque perda de força e, desta forma, o afogamento. Uma opção é o Balneário Municipal Migue Jorge Tabox.

A dica é que crianças entrem somente em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Eles devem estar equipados com boias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Para se divertir em piscinas sem grandes preocupações a dica dos bombeiros é que as pessoas utilizem apenas clubes com o certificado de vistoria regularizado e em dia.

Os dados revelam que o excesso de bebida alcoólica e a imprudência são as principais causas de afogamento. De acordo com os bombeiros, em Três Lagoas, os afogamentos estão concentrados, principalmente no Sucuriú, onde a incidência é maior devido à quantidade de ranchos, chácaras, pousadas e por agregar a parte turística local.

Para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de perigo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas