RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Bombeiros de Três Lagoas estão sem viaturas de resgate

Uma das unidades está no conserto em Campo Grande; a outra, aguardando licitação para ser arrumada

Por Sergio Colacino
04/05/2017 • 07h00
Compartilhar

Há duas semanas, o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas está sem viaturas de resgate. Uma das unidades está na oficina, em Campo Grande, com problemas mecânicos. A outra, encostada no pátio do 5º Grupamento, com problemas nos freios, aguardando uma licitação do Governo do Estado para ser consertada.

As unidades de resgate atendem a ocorrências de urgência e emergência, como acidentes de trânsito com vítimas. Por enquanto, esse atendimento é feito por motocicletas. “São duas motos, equipadas e com bombeiros treinados para o primeiro atendimento. Se for necessário, solicitamos apoio de uma ambulância para a remoção do paciente. Nesse caso, o serviço não está prejudicado”, diz o tenente do Corpo de Bombeiros, Hoanderson de Sá. Já em casos de acidentes em rodovias, é utilizada uma viatura ABR (Auto Bomba Rápido), que normalmente já atende a esse tipo de ocorrência. “Essa viatura é usada para fazer o isolamento da área, desencarceramento da vítima e limpeza da pista. Em caso de remoção das vítimas, precisamos solicitar o apoio do SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência)”, explica.

A viatura com problemas mecânicos está há dois meses parada. A expectativa é que até o fim da semana ela esteja de volta da capital. Já a que está encostada no pátio do 5º Grupamento, é nova. Foi entregue aos bombeiros em dezembro do ano passado. Em cerca de quatro meses, a unidade de resgate realizou de 15 a 20 atendimentos por dia.

Desde 18 de abril, está parada com um problema considerado simples, mas que impede o serviço: falha nos freios. “Nós estamos aguardando o sistema Taurus autorizar o serviço. É uma espécie de licitação online rápida, mas que ainda não foi liberada. Assim que isso acontecer, a manutenção dela vai ser feita aqui na cidade mesmo”, conta de Sá. Um serviço, no entanto, está comprometido desde que as viaturas saíram de circulação. O transporte de pacientes que ligam para os Bombeiros solicitando remoção para unidades de saúde. 

(Matéria alterada às 10h52 para acréscimos de informações)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas