RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Bombeiros ensinam técnica de combate a queimadas

Cerca de 70 pessoas participaram

Por Redação
30/08/2012 • 13h31
Compartilhar

O 5º Grupamento de Bombeiros de Três Lagoas iniciou ontem o treinamento de combate a incêndio na zona rural. O curso será concluído hoje. Cerca de 70 pessoas participaram. De acordo com o comandante do 5º Grupamento, o tenente-coronel Luiz Antônio de Melo, o objetivo é capacitar as pessoas que ficam próximas da vegetação para que, em possíveis queimadas, saibam como combater o foco antes mesmo de o fogo se alastrar. Participaram do curso, filiados ao Sindicato Rural, Sindicato de Trabalhadores Rurais e das empresas Fibria, Eldorado e Cargill.

O treinamento foi conduzido por uma equipe do Centro de Proteção Ambiental (CPA) do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Segundo o tenente-coronel e chefe do CPA, Francismar Viera da Costa, esses treinamentos são oferecidos em todo o Estado desde 2000. Em Três Lagoas, por exemplo, ele já foi ministrado em 2010. “Esse curso é muito importante e simples. Basta seguir algumas dicas para evitar grandes tragédias no meio ambiente”, destacou.

Os alunos passaram por aulas teóricas de primeiros socorros, legislação ambiental e aulas práticas, no total de 20 horas/aula. Na prática, eles simularam uma queimada em um terreno baldio, próximo à sede do Corpo de Bombeiros, e usaram equipamentos básicos (abafador e bomba costal).

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Costa, eles aprenderam ainda como confeccionar um abafador. “O abafador é feito com um cabo de madeira e borracha. O pessoal que vive em assentamentos ou fazendas deve ter desses equipamentos porque eles são essenciais”, explicou.

Apesar do treinamento oferecido, Costa destacou que o trabalho dos bombeiros não deve ser descartado. “Eles estarão aptos a combater o foco do incêndio, mas, caso ele se alastre, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente”, completou.

 


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas